André Antunes orienta Curso livre on-line de iniciação ao Latim

André Antunes orienta Curso livre on-line de iniciação ao Latim

Pub

 

 

No seguimento do sucesso de anteriores cursos, organizados em colaboração da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, de Braga, o professor André Antunes volta agora a orientar um Curso de Latim Língua Viva – Iniciação, com início em 2 de outubro, que pretende suprir uma necessidade premente atual, dada a quase inexistência de formação oficial na área das línguas clássicas.

“As chamadas línguas clássicas – o Latim e o Grego Antigo – tiveram um papel estrutural na definição do pensamento do mundo Ocidental. Todavia, ao contrário do que eventualmente algumas pessoas poderão pensar, o seu papel ativo na estruturação do dito pensamento ultrapassou significativamente a sobrevivência dessas mesmas línguas enquanto línguas maternas, isto é, enquanto línguas nativas”, considera André Antunes. “Se as línguas vivas, ao serem usadas, se alteram necessariamente, estas duas outras, por vias distintas mas análogas, preservaram ao longo do tempo a sua estrutura e a sua capacidade enquanto línguas de cultura”.

Com este novo curso, pretende-se oferecer um ambiente on-line de imersão em Latim falado, isto é, utilizado enquanto instrumento de comunicação, utilizando para o efeito a plataforma Zoom.

Para o efeito, iniciar-se-á o aluno na aprendizagem da língua Latina por meio dos métodos indutivos e naturais, usando-se o idioma Latino para falar, tal como se faz na aprendizagem de línguas modernas, por forma a que, por intuição, dedução e pela contextualização, os alunos se habilitem cognitivamente a compreender os fundamentos do Latim. Nas sessões on-line, o contacto com a língua Latina deverá ser feito enquanto
língua de comunicação e uso, pelo que os alunos aprenderão diversas expressões e
vocabulário típicos do idioma de Cícero. O aluno deve aprender a utilizar o Latim tal como o faria na aprendizagem de uma língua viva: falando, lendo, escrevendo.

No final, o aluno deverá ter sido capaz de adquirir um vocabulário latino básico, bem como de estabelecer breves diálogos em latim, ler textos rudimentares em latim, ter um conhecimento básico das declinações e dos casos latinos, assim como de alguns dos seus tempos verbais.

  • Programa resumido
    Gramática: a primeira declinação
    A segunda declinação
    O verbo esse
    O tempo Presente.
    Pronomes pessoais
  • Conhecimento ativo
    Apresentação: nomes, profissões, países e localidades
    Leitura e compreensão de pequenos textos
    Pequenos diálogos em latim
    Pequenas descrições em latim
    Breves composições em latim

André Antunes, o formador, é licenciado pela Universidade do Minho em Estudos Portugueses e Lusófonos e mestre pela Universidade de Coimbra em Estudos Clássicos. Estudou na Academia Vivarium Novum, em Roma. Presentemente, desenvolve Cursos de Latim e de Grego na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga.

communitas bracarensis - latim - curso livre - andré antunes - biblioteca lúcio craveiro da silva - braga

Início: 2 de outubro

Calendarização: : 24 horas, 2 horas por semana, de 2 de outubro até 18 de dezembro de
2020

Horário: sextas-feiras, das 18:00 às 20:00

Participantes: mínimo – 5, máximo – 15

Preço: 40,00 euros (inclui manual e todo o material de suporte fornecidos em formato digital)

Inscrição: [email protected]

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

Imagem: Município de Barcelos

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Braga, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.