Pedro Maia Martins conversa com o realizador bracarense sobre a longa-metragem agora estreada em todo o país

Cinema | ‘Os Conselhos da Noite’ de José Oliveira: ‘regresso do filho pródigo à sua casa em Braga’

Cinema | ‘Os Conselhos da Noite’ de José Oliveira: ‘regresso do filho pródigo à sua casa em Braga’

 

 

“Os Conselhos da Noite” estreia nesta Quinta-feira nos cinemas de todo o país. Para saber mais um pouco sobre o filme, a Vila Nova Online resolveu trocar umas palavrinhas com José Oliveira. O cineasta revelou-nos alguns detalhes sobre o elenco, a relação com a cidade de Braga e o significado do regresso do protagonista, Roberto, à sua terra natal.

 

Como descreves os Conselhos da Noite?

Um regresso a casa, como na parábola bíblica do filho pródigo. Ainda na bíblia, uns laivos da história de Caim e Abel, com os pesos das errâncias e das rejeições eternas. A obra “A Leste do Paraíso”, tanto o livro de John Steinbeck como o filme do Elia Kazan. Enfim, a minha vida e a vida de muitos outros que deixaram Braga na década ou no milénio passado e que iam regressando espantados, vendo os véus do fascismo e do poder da igreja sendo diluídos pela sede de criação e da vida visceral.

Tiago Aldeia e Adolfo Luxúria Canibal são os dois nomes mais conhecidos do elenco. Como descreves a participação deles?

O Tiago é quase um alter-ego, e um actor de exempção, do método. Tal como faziam Marlon Brando, James Dean ou Montgomery Clift no cinema pós-guerra, o Tiago trabalhou de forma maníaca o sotaque bracarense, procurou conhecer os usos e os costumes, os lugares mais secretos, estudou pessoas da terra, como que ajustando a gravidade e as pulsões locais ao seu corpo e à sua alma. Quanto ao Adolfo, tentei filmá-lo como um mito, um monumento, uma lenda – foi ele e os Mão Morta que no cinzentismo e na pasmaceira dos anos oitenta e noventa nos entregaram, aos jovens vídeos de mundos outros, a possibilidade de fazer coisas diferentes, singulares, uma poética abismal.

Pages: 1 2 3

About Author

Pedro Maia Martins

Esposendense de nascimento, barcelense de criação e conimbricense por hábito. Licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Colaborou no passado com o Jornal Universitário de Coimbra - a Cabra e com a Revista Via Latina - Ad Libitum. Foi o último editor de País e Mundo do referido jornal. Colabora neste no momento com a Vila Nova Online e a Revista Bica.

Write a Comment

Only registered users can comment.