Reforço do pessoal não docente é uma das medidas assumidas pelo Município

Ensino | Guimarães articula com agrupamentos de escolas arranque de ano letivo em segurança

Ensino | Guimarães articula com agrupamentos de escolas arranque de ano letivo em segurança

 

 

A Câmara Municipal de Guimarães está a preparar o arranque do ano letivo em articulação com todos os Agrupamentos e Escolas, no sentido fazer cumprir um plano de trabalho em máxima segurança, através de um conjunto de medidas que visam mitigar o alastramento da pandemia, protegendo os alunos e toda a comunidade educativa.

Entre as várias medidas já anunciadas, destaque para o reforço do pessoal não docente a fim de corresponder às necessidades apresentadas pelos agrupamentos de escolas. Está ainda definido o novo projeto das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), com oferta de resposta às necessidades dos pais e encarregados de educação, estabelecendo a fixação de técnicos/animadores nas escolas entre as 15h30 e as 18h30.

Perspetivando o regresso às aulas, todas as escolas foram dotadas de material de desinfeção necessário, no sentido de cumprir os próprios planos de contingência. A autarquia entregou equipamentos de proteção individual, gel, termómetros, máscaras, luvas a todas as escolas do concelho e mantém uma articulação direta com as autoridades de saúde pública no sentido de garantir uma rápida resolução de eventuais problemas.

Outros apoios às escolas e ensino

Ainda no âmbito do apoio às escolas, está a ser entregue equipamento informático, recentemente adquirido, a fim de aprofundar a literacia digital de todos os alunos, assim como foram disponibilizadas plataformas digitais com projetos articulados com as escolas, no sentido de uma pedagogia diferenciadora e possível de realizar na necessidade de ensino à distância.

Nesta preparação do ano letivo, está a ser pensado um projeto formativo que promova o desenvolvimento das competências pessoais de toda a comunidade escolar com o objetivo do cumprimento de todas as regras e medidas recomendadas para fazer frente à pandemia.

A Câmara Municipal assumiu ainda a oferta de livros e cadernos de atividades a todos os alunos do 1º Ciclo e a oferta do material escolar aos alunos com ação social escolar.

Entre as várias medidas, recorde-se ainda o rastreio da saúde mental a todas as crianças, dos 3 aos 10 anos, a frequentar o ensino público no concelho, com avaliação e intervenção no âmbito do laboratório colaborativo ProChild, acompanhado por psicólogos das Universidades do Minho, do Porto e Coimbra.

Segundo a vereadora da Educação, Adelina Pinto, “Este é um momento difícil, mas de grande importância. As escolas e os agrupamentos estão a trabalhar incansavelmente e com toda a responsabilidade, as orientações da DGS estão a ser cumpridas! As nossas crianças e jovens precisam vir à escola, precisam estar com os colegas, precisam aprender o currículo, precisam brincar com os colegas, precisam ter atividades estimulantes que os ajudem a crescer e a entender o mundo! Com todos, com uma forte articulação e comprometimento de todos, vamos conseguir!”, referiu.

 

Fonte  Imagem: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.