Ano letivo 2020-2021 será de grande exigência e responsabilidade para toda a comunidade

Ensino | Rastreio de saúde mental para todas as crianças das escolas públicas em Guimarães

Ensino | Rastreio de saúde mental para todas as crianças das escolas públicas em Guimarães

 

 

Guimarães é o único município do país que irá promover rastreio da saúde mental a todas as crianças, dos 3 aos 10 anos, a frequentar o ensino público no concelho. A medida foi anunciada esta quinta-feira, 3 de setembro, na apresentação das principais linhas de orientação do novo ano escolar.

A Vereadora da Educação, Adelina Pinto, esclareceu que “este é um trabalho muito importante a ser acompanhado por psicólogos das universidades do Minho, do Porto e Coimbra, no âmbito do laboratório colaborativo ProChild. Pretendemos fazer uma avaliação e ter intervenção, pois não sabemos como as crianças estão neste tempo de pandemia e importa perceber muito bem essa situação para definir políticas públicas”, salientou.

O início do ano letivo está a ser preparado no âmbito de “estreita cooperação” com os agrupamentos escolares, salientou o Presidente da Câmara vimaranense. Domingos Bragança referiu que “estão definidos planos de contingência, seguindo as normas do Ministério da Educação e Direção-Geral da Saúde, com um forte sentido de responsabilidade de todos os intervenientes”, dando conta da importância da “educação para a cidadania”, reforçando ainda uma forte crença no poder da escola na alteração e ajustamento dos comportamentos cívicos à situação atual, nos alunos e respetivas famílias.

Através da articulação com a Câmara Municipal de Guimarães, as escolas funcionarão com horários desfasados, condicionamento no acesso a cantinas, criação de grupos de alunos em espaços de recreio e complemento curricular.

No seguimento da política educativa dos últimos anos, Guimarães mantém as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), bem como Componente de Apoio à Família (CAF) e as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF). A Vereadora da Educação continua a sublinhar “a importância da aposta nas artes performativas e na atividade física e desportiva, com alterações neste ano a fim de adequar às orientações das organizações de saúde. Os técnicos superiores das duas áreas estarão em permanências nas escolas entre as 15h30 e as 18h30, criando projetos de trabalho com os alunos mais contextualizados e evitando a circulação por várias escolas. A Vereadora da Educação sublinhou a “necessidade da escola continuar a fazer uma aposta nas crianças, não podendo comprometer o seu futuro”.

Este ano letivo há um aumento do número de alunos matriculados no ensino pré-escolar em Guimarães em comparação com o ano anterior, verificando-se ainda uma estabilidade ao nível dos 1,º, 2.º e 3.º ciclos.  Os projetos educativos do município mantêm-se, com reforço na área digital onde estão definidos os projetos Hypatiamat, Plataforma Mais Cidadania, Plataforma Ensinar e Aprender Português (Mais Cidadania) e a Plataforma Educação Financeira – “No poupar é que está o ganho”.

No âmbito dos transportes, a Vereadora Sofia Ferreira destacou articulação com os Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias para ter acesso à listagem de alunos, trajetos e horários, para desenhar uma resposta nesta área, sendo complementada com a CIM do Ave. “O Município de Guimarães está a criar as respostas necessárias, com base nas necessidades identificadas, sendo sempre um processo em construção”, referiu.

Neste momento, decorrem obras de requalificação nas Escolas de Vermis (Moreira de Cónegos), Casais (Brito) e ainda Pinheiro. O projeto de requalificação da EB2,3 de São Torcato está na sua fase última de elaboração para ser lançado o concurso de obra, que se prevê começarem no início de 2021.

 

Fonte e Imagem: Município de Guimarães

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