Novo trabalho sucede ao aclamado disco de estreia em torno da obra de Manuel Cardoso vencedor do Gramophone Classical Music Awards 2019 na categoria de ‘Música Antiga’

Música | Cupertinos publicam obra de Duarte Lobo

Música | Cupertinos publicam obra de Duarte Lobo

 

 

Os Cupertinos apresentam dezoito obras inéditas do célebre Mestre compositor português Duarte Lobo, no segundo álbum do agrupamento coral famalicense acabado de vir a público, a 28 de agosto, em edição da Hyperion: Duarte Lobo – Masses, Responsorium & Motets.

Este lançamento sucede o disco de estreia do grupo com a mesma editora, uma das mais relevantes do género no plano mundial, que explorou um reportório único e exclusivo de Manuel Cardoso e que foi distinguido nos Gramophone Classical Music Awards 2019, vencendo na categoria de melhor álbum de “Música Antiga”.

“Duarte Lobo é um dos incontestáveis Mestres da Idade do Ouro da Polifonia Portuguesa, contudo a falta de conhecimento sobre a sua obra faz com que apenas um número reduzido dos seus trabalhos tenha sido gravado e apresentado. Isso deve-se, em grande parte, à destruição de manuscritos no terramoto e consequentes incêndios de Lisboa (1755), e do desaparecimento de algumas partes de um dos livros da sua publicação de 1602”, lembra Luís Toscano, o Diretor Musical do grupo Cupertinos.

“Este último foi abordado pelo Prof. José Abreu (Universidade de Coimbra) que reconstruiu a música em falta para a sua tese de Doutoramento. A versão dos Responsórios de Natal a quatro vozes, afinado com os Cupertinos ao longo de vários anos, é gravada pela primeira vez neste álbum. As duas Missas presentes no disco pertencem à produção relativamente desconhecida de Duarte Lobo, que temos vindo, gradualmente, a recuperar para fruição pública”, acrescenta.

“A música em si é talvez surpreendentemente variada; sempre intimamente vinculada e decorrente das palavras cantadas, oscilando entre as frases contemplativas, longas e quase estáticas de Audivi vocem de caelo e momentos vívidos e animadores em alguns dos Responsórios de Natal. Esperamos trazer uma nova consciência e interesse pelo legado de Duarte Lobo e, num sentido lato, difundir o conhecimento sobre o Património Musical Português dos séculos XVI e XVII.”

Os Cupertinos são Luís Toscano, Eva Braga Simões, Joana Leite Castro, Gabriela Braga Simões, laura Lopes, Almeno Gonçalves, Nuno Mendes e Pedro Silva.

Fonte e Imagem: FCM

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Cultura

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.