‘Os Conselhos da Noite’ do bracarense José Oliveira estreia breve

‘Os Conselhos da Noite’ do bracarense José Oliveira estreia breve

Pub

 

 

“Amigos,

O filme Os Conselhos da Noite já tem nova data de estreia: 17 de Setembro, em todo o país.

Está na hora de regressarmos aos cinemas.

Um abraço.”

‘Os Conselhos da Noite’ antestreia em Braga no Theatro Circo

É assim que José Oliveira, realizador bracarense, anuncia aos seus amigos e seguidores o prometido lançamento da sua mais recente longa-metragem que era para ter acontecido por alturas do início da pandemia. Desta vez, deverá mesmo acontecer; assim se espera. A antestreia está marcada para o Theatro Circo, a 14 de setembro. O filme era para ter estreado em 2 de abril.

Jornalista retirado e desiludido com o seu passado, Roberto acaba de largar o trabalho no campo numa quinta alentejana, onde se recolheu nos últimos anos, longe dos grandes centros urbanos com que sonhou na juventude. Braga, a sua cidade natal e onde não mete os pés há mais de uma década, vai servir de esconderijo que ele pensa derradeiro, também devido à sua convulsa saúde.

Mas, repentinamente, uma potente energia vai rasgar essa terra que julgava parada no tempo. Entre regressos à infância e estranhas asceses, amores proibidos e reencontros inesperados, a vida pulsante que o surpreende na noite e várias formas de arte viscerais, um fôlego incendiário vai tomar conta das suas entranhas rumo a um novo capítulo.

Roberto “é uma pessoa que, apesar de ficar espantado com o que vê na cidade de cara lavada, tem uma família tradicional e não se conseguiu libertar das origens, do passado. Ao mesmo tempo, é uma atitude provocatória, quer viver de uma certa maneira, largar os telemóveis e ir para a rua ver o que se passa, ir ao cinema, dançar, é uma atitude que tem a ver com estes tempos, em que se liga mais aos telemóveis do que às pessoas”, referiu José Oliveira, em entrevista à Lusa publicada no Observador, ainda antes da antestreia ocorrida na edição 2020 do Fantasporto.

A ideia para esta longa-metragem surgiu em 2014, em conjunto com o argumentista bracarense João Palhares – amigo do realizador e também parceiro de outras aventuras cinematográficas, por exemplo, na direção do Lucky Star – Cineclube de Braga. Nessa altura, o realizador trabalhava em Lisboa. Quando regressava a Braga apercebia-se das mutações que a cidade atravessava, com uma nova “energia criativa e cultura” e uma outra “visão do mundo, a nível artístico e da sociedade”.

Ficha técnica

Realização: José Oliveira

Elenco: Adolfo Luxúria Canibal, Vicente; Arlete de Sousa, mãe; José Lopes, José Topa , pai; Manuel Teixeira , Zé; Marta Carvalho, Sara; Tiago Aldeia, Roberto.

Argumento: João Palhares, José Oliveira; Direcção de Fotografia: Manuel Pinto Barros; Montagem: Diogo Vale; Música: Luís Fernandes

Produção: The Stone and The Plot; Produtor: Daniel Pereira

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Fontes: José Oliveira, CinePt, Observador; Imagens: The Stone and the Plot

Pub

Categorias: Braga, Cinema, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.