José Miguel Braga

Leituras | Na esplanada da Praia Grande de Porto Covo

Leituras | Na esplanada da Praia Grande de Porto Covo

 

 

Há uns dias ainda estávamos na Praia Grande de Porto Covo. Um pouco antes do meio-dia chegávamos ao barzinho da praia. Apesar de ter passado a manhã à sombra do guarda-sol e em breves passeios a molhar os pés, tinha muita sede. Àquela hora a esplanada estava serena ou quase vazia. A Alexandra bebe um panaché e eu um finito, entretidos com o pratinho de tremoços.

À nossa frente, em mesas distintas, sentam-se dois cavalheiros ainda jovens. O da esquerda devia ter uns vinte cinco ou vinte e seis e debruçava-se muito compenetrado sobre um calhamação. Era um romance, de certeza, mas não lhe consigo ver o título. Se calhar era o David Foster Wallace. De vez em quando levanta a cabeça e faz exercícios. Alonga um pouco os braços, roda os cotovelos e faz pequenas revoluções em volta da cervical. Regressa ao livro e ao exercício. Depois levanta-se, como se o romance o chamasse para outro lado, e sai disparado a olhar em frente, talvez chamado por uma estrela ou por coisa mais chã. Sobre a direita está o outro indivíduo. Um pouco mais velho, trinta e tal, t-shirt preta rabiscada por linhas indecifráveis. Reparo que se esforça por guardar um livro na mochila. Nestes preparos parece fazer questão de mostrar bem a capa do que estava a ler. Mein Kampf, de Adolf Hitler. Enquanto guardava solenemente o livro na escuridão do saco, sentia-se observado pela capa. Devia estar a esboçar sorrisos para as gaivotas e a desdenhar de costas a plateia. Algum intelectual, pensei.

Foi o que me pareceu.

 

Imagem: Rita Inácio

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Crónica, Sociedade

About Author

José Miguel Braga

Professor, encenador, ator.

Write a Comment

Only registered users can comment.