Carlos Gomes

Personalidade | Quem é José Costa Lima, antigo dirigente d’ Os Limianos e grande divulgador do folclore de Ponte de Lima?

Personalidade | Quem é José Costa Lima, antigo dirigente d’ Os Limianos e grande divulgador do folclore de Ponte de Lima?

Pub

 

 

José Martins da Costa Lima, nasceu em 18 de Janeiro de 1946, na Rua da Abadia, situada em pleno casco histórico de Ponte de Lima.

Frequentou a Escola Primária da Vila, tendo seguidamente ingressado na Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo (atual Escola Secundária de Monserrate), onde concluiu o Curso Comercial.

No período de 1962/1964, exerceu funções, como estagiário, nas Repartições de Finanças de Viana do Castelo e Ponte de Lima.

Em 1966, ingressou na então Caixa de Previdência e Abono de Família do Distrito de Viana do Castelo, tendo, em 1969, sido destacado para exercer funções nos Serviços Externos da dita Instituição, nomeadamente, no apoio e esclarecimento sobre o Abono de Família aos trabalhadores rurais, por altura da primavera Marcelista.

Em 1973, foi incumbido da chefia dos Serviços Administrativos da dependênccia da Segurança Social, em Ponte de Lima, continuando a exercer idênticas funções no Centro de Saúde da Vila e, após 1975, já sob a tutela do Ministério da Saúde, situação em que se manteve até à data de aposentação.

No âmbito das suas atividades no campo associativo, desde 1973, exerceu todas as funções na Direção da Associação Desportiva “Os Limianos”, tendo como momento alto, a conquista do Campeonato Nacional de Futebol da 3ª.Divisão Nacional, na época de 1993/94, continuando, com intermitências, até à época 2015/16, em que terminou funções, na qualidade de Presidente do Clube.

É possuidor de um vasto registo fotográfico da História da Associação Desportiva “Os Limianos”.

De 2001 a 2006, exerceu funções diretivas na Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Ponte de Lima, tendo como ponto de destaque, a construção do Centro Comunitário de Refoios.

Após a sua aposentação, e a conselho de dois velhos amigos do seu tempo escolar, António Cavaleiro e Salvador Soutinho Verde, iniciou a sua atividade lúdica no campo fotográfico, em que assumiu particular relevo, o registo em vídeo e fotografia, do momento em que os elefantes do Circo Cardinali, foram a banhos no Rio Lima, proporcionando imagens inéditas que mereceram destaque nos meios de comunicação social nacionais e internacionais.

Tem, como vocação especial, o registo de usos e costumes de Portugal, nomeadamente, para os trajes, danças e modinhas, em que o Alto Minho assume especial relevo. E, por sua especial gentileza, o BLOGUE DO MINHO tem o privilégio de poder publicar muitas das suas fotos, constituindo um valioso contributo para a qualidade deste espaço de informação ao serviço da nossa região – o Minho!

 

Fonte e Imagem: BM

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.