Empresa de Famalicão instala parque solar e vai poupar 35% na fatura energética
Ambiente | ACO Shoes aposta em energia mais limpa

Pub
A ACO Shoes decidiu apostar na energia limpa, investindo 350 mil euros na instalação de um sistema de painéis solares que vai ser responsável pela produção energética de 35% das necessidades da empresa de Vila Nova de Famalicão.
O novo parque de energia solar da ACO Shoes, líder em Portugal na produção e exportação de calçado feminino de conforto, situa-se num terreno contíguo às instalações fabris, na freguesia de Mogege, concelho de Vila Nova de Famalicão, e abrange uma área de 5 mil metros quadrados.
Com este investimento, a unidade industrial famalicense propriedade de Armindo Costa, ex-presidente da Câmara Muncipal de Famalicão entre 2002 e 2013, que tem uma despesa anual com energia elétrica na ordem dos 200 mil euros, deverá baixar a fatura em cerca de 35%, ou seja, poupará cerca de 70 mil euros anuais. Contas feitas, o investimento deverá começar a ter retorno dentro de 5 anos, além de contribuir para a melhoria do ambiente.
“É um investimento que assume duas vertentes distintas: representa uma melhoria na eficiência financeira da empresa – com uma economia da fatura energética na ordem dos 35% – e representa uma aposta na energia limpa, que faz diminuir a pegada ecológica da ACO Shoes, sendo, portanto, uma decisão com consequências muito positivas para o meio ambiente”, explica Armindo Costa, hoje com 82 anos, fundador e presidente da empresa com sede em Famalicão.
Fundada em 1975, a ACO Shoes emprega atualmente 400 pessoas, tendo duas unidades de apoio à produção de calçado suas participadas, a ECCO Conforto, no município de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, e a ICCO, na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, que contam com 150 e 260 trabalhadores, respetivamente.
Anualmente, saem da fábrica de Vila Nova de Famalicão 1,5 milhões de pares de sapatos (mais de 5 mil pares por cada dia útil), que são vendidos em mais de 30 países dos vários continentes, gerando um volume de negócios que, no último exercício, foi superior a 30 milhões de euros.
Com estes números, a empresa de Armindo Costa, que foi presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão entre 2002 e 2013 – é líder em Portugal no segmento do calçado feminino de conforto.
Fonte e Imagens: LPR
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
About Author
Related Articles

João Vicente Salgado aponta como objetivos futuros a criação de Bolsas Universitárias e o projeto ‘Guimarães de Mãos Dadas’
Reconhecimento | Lions Clube de Guimarães homenageia Domingos Bragança

Vila Nova de Famalicão
ITV | Associação Têxtil de Portugal e Município associam-se para criar novas oportunidades para empresas famalicense

Influenciadores para a Cidade Sustentável
Ensino | ‘Badgecraft.eu’ apoia promoção de Guimarães sustentável
Write a Comment
Only registered users can comment.