Aumentar a eficiência e eficácia dos meios de combate a incêndios e promover a gestão florestal

Segurança | Guimarães passa a dispor de ponto de água na mancha florestal de Rendufe

Segurança | Guimarães passa a dispor de ponto de água na mancha florestal de Rendufe

Pub

 

 

Esta quinta-feira foi inaugurado um novo ponto de água construído na freguesia de Rendufe, em Guimarães, por Domingos Bragança, o presidente da respetiva Câmara Municipal. Este ponto de água insere-se numa mancha florestal cuja carta de perigosidade é considerada de “alto risco” e assume especial importância na normalização das infraestruturas florestais de apoio à prevenção e combate a incêndios às freguesias vizinhas.

“São pontos de água como este que temos de replicar no território, com o objetivo de contribuir para as melhores condições de proximidade no combate aos incêndios e garantir a segurança das pessoas e dos seus bens bem como do recurso ambiental precioso que é a floresta”, salientou Domingos Bragança. O Presidente da Câmara enalteceu ainda o ciclo ecológico no abastecimento do ponto de água, com capacidade para cerca de 120 metros cúbicos, através de energia renovável.

Bento Marques, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães sublinhou “localização essencial” da nova estrutura, perante a acessibilidade a meios terrestres e aéreos, na resposta a uma zona que apresenta um cadastro de incêndios florestais. “O apoio da Câmara Municipal tem sido essencial ao criar este tipo de condições que ajuda os bombeiros a desenvolverem o seu trabalho”, referiu.

A sessão contou ainda com as presenças da vereadora Sofia Ferreira, do presidente da União de Freguesias de Atães e Rendufe, Patrício Araújo, que, nas redes sociais, lembrou ser esta “uma promessa eleitoral que agora se cumpre” e que “este ponto de água vai servir todo o Vale de São Torcato”, considerando-a “uma intervenção fulcral no combate a um dos flagelos do verão: os incêndios”, e da equipa municipal da Proteção Civil.

Os pontos de água são equipamentos integrados na rede de pontos estrategicamente localizados de forma a servirem para aumentarem a eficiência e eficácia dos meios de combate e a promover a gestão florestal, integrantes das redes de defesa da floresta contra incêndios (RDFCI) e disponíveis para as atividades de defesa da floresta contra incêndios (DFCI).

 

Fontes: Município de Guimarães, Junta de Freguesia de Atães e Rendufe; Imagem: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.