Intervenção estará concluída pelo final deste mês

Mobilidade | Nó de Ínfias alvo de intervenções cirúrgicas de melhoria

Mobilidade | Nó de Ínfias alvo de intervenções cirúrgicas de melhoria

Pub

 

 

Começou a decorrer a primeira fase das obras de requalificação do Nó de Ínfias. Embora a intervenção de fundo esteja perspectivada para 2021, foram iniciadas intervenções cirúrgicas para minorar, a curto prazo, os impactos dos fluxos de tráfego registados no local. Prevê-se que estas intervenções, efectuadas em articulação entre a Infraestruturas de Portugal, o Município de Braga e a Junta de Freguesia de S. Vicente, estejam concluídas no final deste mês.

Com vista a mitigar os problemas de congestionamento de tráfego automóvel e pedonal, promoveu-se de imediato a implementação de medidas de melhoria para o tráfego de saída da cidade, acrescentando mais uma via desde o entroncamento da EN 101 com a Rua Américo Rodrigues Barbosa e o Nó de Ínfias. Para o modo pedonal, dotou-se o troço entre a rotunda de Ínfias e o nó de Ínfias com um passeio do lado Nascente, garantindo a ligação de forma mais directa da Rua Américo Rodrigues Barbosa à paragem de autocarro existente na EN101 e à Rotunda de Infias.

Neste âmbito, também o triângulo existente no início da rua Américo Rodrigues Barbosa será reformulado de forma a articular-se correctamente com a travessia pedonal. A intervenção contempla igualmente a relocalização da travessia pedonal ligeiramente para Sul, tornando-a mais segura e ligando o novo passeio à Urbanização da Quinta da Fonte e, por extensão, à restante infraestrutura pedonal da cidade.

Em simultâneo, na ‘rotunda’ que se desenvolve nos dois viadutos que atravessam a Circular Urbana, serão redesenhadas as vias de trânsito para que passem a ter funções diferentes. Actualmente, as duas vias podem ser utilizadas pelos veículos que pretendam continuar no nó. Após a intervenção, a via da direita passa a destinar-se apenas a quem pretende abandonar o nó em direcção ao Centro da Cidade e apenas a via da esquerda permite continuar e alcançar a saída do Nó para Nascente. Assim, esta medida contribui para o objectivo de escoar o trânsito que provém do centro da cidade.

Além disso, será encerrado o acesso a partir do Nó de Ínfias à Rua António Marinho, o que impede que esta rua deixe de servir como alternativa à Rotunda de Ínfias, assegurando a sua função local de interior de quarteirão, em detrimento da função de atravessamento que tem assumido.

Esta alteração está em consonância com outra obra que está a ser executada no local pelo Município de Braga e que tem como princípio o fomento da qualidade pedonal e da vivência urbana, aportando um forte incremento no ambiente urbano da Quinta da Fonte.

 

Fonte e Imagem: Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.