Projeto continua a crescer em número de voluntários

Ambiente | ‘Taipas a Florir’ conserva, mantém e limpa espaços verdes da ‘freguesia mais verde de Portugal’

Ambiente | ‘Taipas a Florir’ conserva, mantém e limpa espaços verdes da ‘freguesia mais verde de Portugal’

Pub

 

 

A Junta de Freguesia de Caldelas, nas Caldas das Taipas, Guimarães, lançou um projeto de sensibilização – Taipas a Florir – para a manutenção dos espaços públicos junto da sua população. Assim, os fregueses têm sido convidados a cuidar e preservar um pequeno espaço próximo à sua morada. Ali são depois colocadas placas que formalizam publicamente a partilha da responsabilidade entre a Junta de Freguesia e os cidadãos e instituições da Vila das Taipas.

Nos prédios verdes, na avenida 25 de Abril e junto ao recinto da feira semanal, a D. Conceição, o Sr. Domingos e outros moradores cuidam dos espaços ajardinados que circundam o seu prédio. Para formalizar o cuidar deste espaço público foram colocadas 2 novas placas “Taipas a Florir” com a inscrição “Moradores dos prédios Verdes”.

O Centro Social das Taipas também cuida de um jardim público desde a sua criação. Aproveitamos este reconhecimento para colocar uma placa “Vai passear o seu cão?” com o propósito de sensibilizar a recolha de dejetos dos cães.

Na Escola EB2,3 das Taipas reconheceu-se o maravilhoso trabalho que todas as assistentes operacionais têm vindo a fazer no embelezamento dos jardins e na criação de um espaço que será a base da horta pedagógica dessa Escola. À semelhança dos outros jardins, a Junta de Freguesia sugere a visita aos espaços ‘Taipas a Florir’ e, se porventura encontrar os cuidadores, deixa a sugestão de os cumprimentar e felicitar dando-lhes uma palavra de incentivo.

O projeto ‘Taipas a Florir’ da Vila das Taipas, a freguesia mais verde de Portugal, segundo o projeto ECOXXI da Associação da Bandeira Azul da Europa, continua a crescer com mais voluntários.

Esta iniciativa é um projeto pioneiro que envolve moradores, empresas e escolas que trabalham pelo objetivo comum de conservação, manutenção e limpeza dos espaços verdes da Vila das Taipas. Para aderir ao projeto ‘Taipas a Florir’ contacte a Junta de Freguesia de Caldelas ou envie um e-mail para brigadaverde@caldasdastaipas.com

Fonte e Imagens: JF Caldelas

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.