Balnear | Viana do Castelo tem sete praias de ‘Qualidade Ouro’ em ano de pandemia
Pub
Este ano, Viana do Castelo conta com 7 praias consideradas como “Qualidade Ouro” pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Assim, foram distinguidas com o Galardão Qualidade de Ouro 2020 as praias de Afife, Amorosa, Arda, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua e Paçô.
De acordo com os critérios definidos em 2019, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” a praia tem de ter apresentado qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019; todas as análises realizadas na última época balnear deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; na última época balnear não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
Para a época balnear de 2020, a Quercus identificou 381 praias com Qualidade de Ouro em Portugal, mais 6 do que em 2019.
Esta distinção junta-se ao hastear da Bandeira Azul em 8 praias do concelho, tendo voltado a ser contempladas pela Associação Bandeira Azul da Europa as praias da Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.
Fonte: Município de Viana do castelo; Imagens: Praia da Amorosa / Viana do Castelo
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.