Formação | Estágios científicos de verão oferecem oportunidades únicas para jovens

Formação | Estágios científicos de verão oferecem oportunidades únicas para jovens

Pub

 

 

Os Estágios de Verão Ciência Viva são uma oportunidade única para os estudantes do ensino secundário e profissional terem um contacto directo com o trabalho realizado nos centros de investigação e nas empresas com I&D (actividades de investigação e desenvolvimento).

Num contexto real de trabalho e através da aquisição de competências do raciocínio científico, os participantes irão preparar-se para os desafios futuros do mundo profissional.

Os estágios decorrem entre 13 de Julho e 11 de Setembro, têm a duração mínima de 15 dias e podem prolongar-se até um mês. A cada aluno será atribuído um subsídio com o valor máximo de 400,00 €.

Esta iniciativa da Ciência Viva conta com mais de 40 estágios em 18 instituições científicas, num total de 138 vagas.

Inscrição

Porto · Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – I3S . “Bactérias Fluorescentes”

13 de Julho a 24 de Julho

Os estudantes serão integrados na equipa do Laboratório Aberto – Ipatimup/i3S. O objectivo do estágio é desenvolver as técnicas básicas de Biologia Molecular, Engenharia Genética e Microbiologia como a produção e manutenção de meios de cultura para microrganismos, cultura bacteriana, transformação bacteriana com recurso a plasmídeos, manipulação de microrganismos, extração de proteínas, observação, recolha de resultados e a sua interpretação.

Porto · Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR . “Observação de golfinhos na Foz do Douro”

13 de Julho a 13 de Agosto

Neste estágio todos os participantes serão integrados num programa de monitorização e observação de cetáceos, mais especificamente de golfinhos na zona costeira do Norte de Portugal, a partir de terra. Os estudantes terão como tarefas a observação e a organização de dados relacionados com o registo fotográfico, comportamentos, presença de barcos de pesca ou dados meteorológicos com influência nas espécies observadas na Foz do Rio Douro.

Vila Real · Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas – CITAB .
“Análise Microbiológica e Perfil de Susceptibilidade a Antibióticos de Águas de Rios e Bivalves: Impacto ambiental”

15 de Julho a 15 de Agosto

Este projecto contempla a observação de amostras biológicas de diferentes espécies de bivalves de água doce, a análise da qualidade de águas de afluentes do Rio Douro e o contacto com alguns métodos de recolha e de análises microbiológicas.

Matosinhos · CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel . “O caminho para o futuro sustentável do planeta”

19 Julho a 31 de Julho

Este Programa de Líderes Tecnológicos do Futuro é focado no desenvolvimento e valorização de novas soluções com impacto positivo na sustentabilidade e qualidade de vida no planeta. Em todo o processo do estágio serão também apreendidas competências soft de liderança, gestão e comunicação.

Faro · Universidade do Algarve – Centro de Ciências do Mar do Algarve – CCMAR . “Novos anti-inflamatórios de origem marinha para aplicação terapêutica e cosmética”

15 de Julho a 7 de Agosto

Os estudantes irão participar em estudos realizados em células da epiderme (queratinócitos), que pretendem avaliar a actividade anti-inflamatória de extratos de microalgas para assim determinar o seu potencial terapêutico/cosmético.

Pampilhosa da Serra · Instituto de Telecomunicações – IT – Aveiro . “Ciber-Cosmos – o céu à distância de um clique”

29 de Julho a 15 de Agosto

O aluno irá trabalhar na configuração do eVscope (telescópio com sensor digital), que será gerido a partir de um smartphone com base nas coordenadas GPS e no mapa de estrelas interno deste equipamento. Medirá também as condições de observação naturais e a poluição luminosa.

Lisboa · Instituto de Ciências Sociais – ICS . “Os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável pela lente das ciências sociais”

10 a 14 de Agosto

Os jovens irão trabalhar em projectos que o ICS tem em curso sobre ODS, pesquisar e analisar dados, fazer trabalho de campo sobre o tema e experimentar as ferramentas disponíveis, como é o caso de um jogo inspirado neste tema.

Estes são apenas alguns dos estágios que é possível frequentar. Mas há ainda mais…

 

Fonte e Imagem: Ciência Viva

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.