Razões ambientais derivadas da eficiência energética são também argumento em favor da susbtituição de luminárias

Famalicão poupa 40 por cento na iluminação pública

Famalicão poupa 40 por cento na iluminação pública

Pub

 

 

Investimento municipal superior a um milhão de euros vai permitir a Famalicão uma poupança de cerca de 40 por cento na sua fatura com a iluminação pública no concelho, através da substituição das luminárias equipadas com lâmpadas convencionais por luminárias do tipo LED. A autarquia famalicense vai avançar nesta altura com a segunda fase do processo de substituição das luminárias na via pública.

Depois de terminada a primeira fase do processo que decorreu no ano passado e abrangeu o centro urbano da cidade, as estradas nacionais e a Via Intermunicipal (VIM), as novas lâmpadas LED vão agora ser colocadas nas vilas de Joane, Ribeirão e Riba de Ave e nas estradas municipais do território. A decisão de contratar a empreitada para esta segunda fase foi aprovada esta quinta-feira em reunião do executivo municipal famalicense.

Segundo o presidente do Município de Famalicão, Paulo Cunha, “trata-se de um investimento âncora para o município, por várias razões”. E explicou: “Em primeiro lugar estão as razões ambientais, pois como é sabido as lâmpadas LED são uma solução mais amiga do ambiente e com elas estamos a contribuir para a redução da pegada ecológica no concelho e para um futuro mais sustentável”. Mas o autarca não escondeu a importância do aspeto financeiro. “Claro que há aqui um clara poupança orçamental. Com as soluções LED, vamos consumir significativamente menos energia o que se reflete numa poupança de cerca de 40 por cento  nos gastos com a iluminação pública”, sublinhou.

escola profissional cior - vila nova de famalicão - oferta formativa

Famalicão instala 10 mil novas luminárias

Ao todo, nas duas fases, serão substituídas cerca de 10 mil lâmpadas, num investimento dos dois milhões de euros.

Com todas as todas as estradas nacionais, municipais e núcleos urbanos da cidade e das vilas de Famalicão equipadas com tecnologia LED, ficam apenas a faltar os caminhos vicinais, que são os caminhos públicos de ligação entre lugares das freguesias. “Quando chegarmos aos caminhos vicinais atingiremos cem por cento do território”, adiantou ainda o autarca.

Recorde-se ainda que neste âmbito, a autarquia instalou, em 2016, lâmpadas do tipo LED em mais de uma dezena de parques e praças do concelho. Entretanto, concluiu também os projetos de sustentabilidade e eficiência energética para a Casa das Artes e Piscinas Municipais de Oliveira S. Mateus e Joane.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Imagens: Município de Famalicão

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

About Author

Related Articles

Write a Comment

Only registered users can comment.