Sessão do Ciclo ‘Direitos do Mundo Digital’ promovida pela Casa do Conhecimento de Vila Verde

Direito | Diogo Morais Oliveira apresenta conferência sobre licenças ‘Creative Commons’

Direito | Diogo Morais Oliveira apresenta conferência sobre licenças ‘Creative Commons’

Pub

 

 

A Conferência “Creative Commons”, a primeira do Ciclo “Direitos no Mundo Digital” que está a ser promovido pela Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde, realizou-se ontem, 30 de junho.

A conferência foi apresentada por Diogo Morais Oliveira, que dinamizou esta conferência de forma apelativa, elucidativa e acessível e deu a conhecer o universo das Licenças Creative Commons, as suas aplicações, funcionalidades, utilizações, a forma de as obter e de as interpretar.

De forma muito genérica, pode dizer-se que as licenças Creative Commons englobam seis tipos de licenças que permitem a utilização gratuita de uma obra/trabalho criado por terceiros, mas que se encontra protegida pelos Direitos de Autor.

Do grupo de 35 participantes pelo feed-back e pela coesão até ao final da conferência, este foi um momento de múltiplas aprendizagens, concretamente na forma de utilizar legalmente qualquer trabalho de outrem, respeitando a sua propriedade e os termos de utilização, assim como a descoberta de novos repositórios de utilização livre, com material licenciado pelas Creative Commons.

Quem é Diogo Morais de Oliveira?

Diogo Morais Oliveira nasceu em Abril de 1983 em Viana do Castelo. Em 2002 foi para Lisboa estudar Direito na Universidade Nova, tendo sido admitido, em 2009, no programa de Mestrado Europeu em Direitos Humanos e Democracia, onde se dedicou ao estudo dos direitos culturais. É advogado, sócio da Lato Sensu, membro da CPCJ de Esposende e colaborador do Dínamo 10, procurando sempre que o seu trabalho permaneça ligado ao activismo social em defesa dos direitos humanos, razão pela qual criou com o Luís Sereno, a Rather.

Ciclo de Conferências “Direitos no Mundo Digital” 

O Ciclo de Conferências “Direitos no Mundo Digital” é uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde e da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, no âmbito da Rede de Casas do Conhecimento, com a participação da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, da Casa do Conhecimento de Boticas, da Casa de Conhecimento de Montalegre e da Casa do Conhecimento de Paredes de Coura.

Fica o convite para a próxima Conferência, sobre “Ciência Aberta: O Conhecimento ao Serviço da Sociedade”, a realizar no dia 30 de setembro, pelas 17h30, por Web Conference.

Fonte: Município de Vila Verde, D10; Imagens: Município de Vila Verde

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.