Escola Secundária de Joane, Famalicão, ‘primus inter pares’

Ensino | Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado em grande destaque nos rankings nacionais

Ensino | Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado em grande destaque nos rankings nacionais

Os recursos económicos dos alunos fazem-se sentir nos rankings das escolas, mas há quem consiga contrariar as adversidades. É o caso da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, Vila Nova de Famalicão, estabelecimento de ensino com os melhores resultados num concelho que ficou bem posicionado no ranking geral das escolas de 2020.

A Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, contudo, vai mais vai além do valor que seria de esperar. Consegue uma média de 12,38 valores, quando a média das escolas com alunos com de perfil semelhante – ‘Contexto 1’ – é de 10,40. Ou seja, no ranking dos exames está em 47.º lugar, mas quando comparada com outras escolas com perfis semelhantes posicionou-se em primeiro lugar, salienta um estudo do Público efetuado em colaboração a Católica Porto Business School.

Até há pouco tempo a maioria dos alunos frequentava cursos profissionais e não queria ir para o ensino superior, lembra também o Expresso. Mas os tempos mudaram e agora a Escola Secundária Padre Benjamin Salgado conseguiu mesmo ter a 11ª melhor média entre todas as escolas secundárias públicas com mais de 100 provas: 12,96 valores. A escola na freguesia de Joane, distrito de Braga, é um dos dois estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Famalicão que estão entre as 20 secundárias com os resultados mais altos nos exames nacionais, com médias acima de 12 valores. A outra é a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, situada na sede do concelho.

Fontes: MEC, Público, Expresso; Imagens: AEPBS

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.