Talento Made in Guimarães | Dino Freitas

Talento Made in Guimarães | Dino Freitas

Pub

 

 

A pessoa

Dino Freitas é um bem disposto, sorriso aberto e franco, mas sabe também ser sério quando é preciso, dizendo claramente o que pensa.

Bela voz e grande presença em palco. Pessoa interventiva, de fortes convicções, sempre cheio de entusiasmo naquilo que se decide fazer. Exige dele mesmo primeiro e depois dos outros, seja enquanto organizador e dinamizador cultural, músico, agente político ou dirigente associativo.

Quem nunca viu o Dino a improvisar ao desafio, não sabe o que perde; é absolutamente genial (caí no erro de tentar uma vez meter-me com ele, e…. fui completamente humilhado, sem a mínima hipótese).

É um amigo e uma pessoa extremamente correcta.

O trabalho e a criação

Alguns recordarão o Dino nos tempos do conjunto Mundo Novo de Fermentões, mais tarde em Duo com o Francisco José. É o intérprete e autor dos hinos do Vitória e do Moreirense.

O nome Dino Freitas tornou-se nacionalmente conhecido, tendo actuado durante muitos anos, um pouco por todo o país. Na sua forma de viver a música pode-se salientar o lado interventivo das suas actuações (ainda hoje continua a defender essa forma de cantar e estar na vida).

Foi dos primeiros intervenientes nas rádios piratas, isto porque também – e desde sempre – fez parte integrante das associações locais e defendeu o seu desenvolvimento. Como apresentador na Rádio Fundação, teve um programa que levava os cantores a cantar em directo logo de manhã bem cedinho!

Impulsionador da cultura vimaranense, um aglutinador que trabalha e convida regularmente artistas para com ele partilhar o palco, recentemente criou os Creiximir, um projecto que visa reproduzir e não deixar esquecer a música tradicional portuguesa.

Muito crítico na área musical, só canta em português e diz que canta o que quer.

Fez recentemente um concerto “de carreira” intitulado “Dino Freitas sou eu”, inserido nas comemorações do dia de Creixomil.

As festas de Santo António são um desafio que há já vários anos está a seu cargo, bem como os festejos do 1º de Maio em Guimarães, sempre com grande sucesso e adesão. O Dino nunca esquece o seu papel de político e ”activista”, umas vezes do contra, outras a favor, mas nunca perdendo a sua identidade.

É membro activo da Associação Grupo Cultural e Recreativo da Cruz de Pedra, da qual foi Presidente e grande impulsionador.

#talentomadeinguimaraes #dinofreitas

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Tiago Simães

Tiago Simães é natural de Guimarães, onde nasceu em 1980. Após frequentar o Conservatório Regional de Guimarães e a Academia Valentim Moreira de Sá, ingressa na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde se graduou em Formação Musical Específica. Em Itália e Portugal, Estuda Regência Coral, Piano e Composição e Música - Teoria e Pedagogia, na Universidade de Aveiro. Tem participado em inúmeros projectos como artista integrante ou convidado, concertista ou maestro, a solo ou ensemble, tendo-se apresentado em diferentes palcos nacionais e internacionais e em vários estilos musicais e artísticos Lecciona Formação Musical e Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Felgueiras desde 2005, tendo aí sido Director Pedagógico. Entre 2009 e 2014 exerce o cargo de Coordenador da Licenciatura em Educação Musical, no Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas – Pólo de Felgueiras. Foi Director Artístico e Programador da Associação Círculo de Arte e Recreio, entre 2009 e 2013. Colaborou activamente na organização e execução do evento Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, tendo sido convidado a integrar o Projecto da Área de Comunidade “Outra Voz” como Regente Coral. Compõe o tema sinfónico “Guimarães 2012 – Obra para Orquestra e Coro” interpretado pela FOE sob a direção de Rui Massena. Foi ainda membro da Direcção do Projecto Tempos Cruzados. Enquanto membro directivo da Associação Convívio - entre 2011 e 2013 – é co-fundador e criador da Escola de Jazz do Convívio (Outubro de 2012), da qual foi docente e Director Pedagógico. É fundador do festival “O Verão é Jazz!”. Em 2013 cria o B-JAZZ: Convívio Jazz Choir, do qual é Maestro e Director Artístico até ao presente.. Colabora activamente com inúmeros projectos musicais de todas as áreas, enquanto produtor, músico de estúdio ou/e performer (Let the Jam Roll, José Malhoa, Azeitonas, etc...). É co-responsável pela componente musical do Festival Guimarães Noc Noc. Foi membro da Direcção Executiva e Coordenador do FMRG (Festival de Música Religiosa de Guimarães) desde a sua fundação até 2017 e exerceu as funções de coordenador do FIGG (Festival Internacional de Guitarra de Guimarães) entre 2016 e 2018. Foi co-regente e membro do projecto. Exerceu as funções de co-gestor e programador do São Mamede Centro de Artes e Espectáculos, Director Musical do espectáulo “Humanário Paralelamente à carreira de músico e pedagogo, é empresário, nomeadamente da MVJ e da Relógio de Ideias Produções. É programador do evento anual “Os Clássicos vão ao Interior”, divulgando música erudita pelo interior remoto. Escreve regularmente textos, crónicas e artigos de opinião para vários suportes e sobre os mais variados temas. Lançou o seu primeiro livro “Todos os dias ou não” em Março de 2020 pela Editora Astronauta e está previsto o lançamento do segundo ainda durante o mesmo ano.

Comente este artigo

Only registered users can comment.