Militante não gostou da forma como decorreram as eleições para a Concelhia de Guimarães

PS | Manuel Silva demite-se da lista de apoio a Joaquim Barreto candidata à Federação Distrital de Braga

PS | Manuel Silva demite-se da lista de apoio a Joaquim Barreto candidata à Federação Distrital de Braga

Pub

 

 

‘Porque na política não vale tudo, venho apresentar a minha demissão, com efeitos imediatos, da Lista de Delegados que integro e que é encabeçada pelo camarada Luís Soares [Lista A – afeta à Moção Global de Estratégia “Primeiro o Distrito. Primeiro o Partido“, cujo primeiro subscritor é Joaquim Barreto, atual presidente da Federação de Braga do Partido Socialista, Joaquim Barreto]. Solicito, por isso, quanto antes que operem o procedimento adequado, conforme a vontade e decisão expressas’.

Assim se demite “o Cidadão, o Vimaranense e Socialista” Manuel Silva de integrar a candidatura à Federação de Braga do Partido Socialista, que até aqui incluía o seu nome, em missiva dirigida a Luís Soares, presidente da Comissão Política Concelhia de Guimarães.

Este militante de Guardizela não gostou da forma como se trocou uma mesa eleita democraticamente por outra “de conveniência e com novos protagonistas”, assinala o Guimarães Agora, “numa reunião convocada por quem não tinha poderes para tal, tirando Ricardo Costa da presidência e colocando no seu lugar José João Torrinha”. Assinale-se que esta mesa e secretariado da Comissão Política Concelhia de Guimarães, eleitos em reunião decorrida a 22 de junho, terão agora a responsabilidade de preparar as próximas eleições autárquicas que se realizam em 2021.

Manuel Silva, confirma entretanto, em declarações complementares, que “na segunda-feira de manhã era candidato único à Mesa da Concelhia de Guimarães, com o apoio de Luís Soares, “mas veio a saber que iria ter a concorrência de José João Torrinha que lhe tinha garantido não ser candidato, o que não se verificava já ao fim da tarde. E se confirmou ao princípio da noite”.

Que se passou afinal?

As eleições para a Mesa da Comissão Política da Concelhia do PS de Guimarães estavam marcadas para a última segunda-feira, 22 de junho, tiveram como resultado um desentendimento profundo entre intervenientes.

Duas listas, lideradas por Manuel Silva e José João Torrinha, este último Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, disputaram a liderança daquele órgão. A candidatura de José João Torrinha acabaria por sair vencedora, quando não estava prevista a sua candidatura, apresentada à última da hora.

“Os episódios mais recentes decorridos na concelhia de Guimarães, sobretudo desde a remarcação do calendário eleitoral interno pela comissão permanente do PS, e que tiveram o seu auge na passada segunda-feira, dia 22 de junho, na reunião da Comissão Política Concelhia que serviu para eleger os dois órgãos concelhios, Mesa e Secretariado, levou-me a tomar uma decisão refletida e ponderada”, destaca o demissionário Manuel Silva.

“Fi-lo convicto de que o respeito, a seriedade e a confiança política prevalecessem…”

Em aditamento, Manuel Silva esclarece que o que se passou na “noite mais negra da concelhia de Guimarães”, a de 22 de Junho, segundo esses militantes socialistas, “tem uma motivação maior, no que toca à abrangência, porque diz respeito aos interesses das eleições distritais, e uma causa menor, por nada acrescentar à concelhia do PS nem ao concelho ou aos vimaranenses”.

Manuel Silva desliga-se, por isso, do apoio a Joaquim Barreto, cuja lista para a Federação do PS integrava até aqui e deixa de integrar a lista A de Luís Soares, acusando os seus companheiros de partido de falta de ética.

Órgãos eleitos na Concelhia de Guimarães

Luís Soares foi eleito Presidente da Comissão Política Concelhia.

A liderar a Mesa da Comissão Política está José João Torrinha, sendo os secretários da Mesa Fátima Saldanha e Miguel Oliveira.

No Secretariado do PS Guimarães, além de Luís Soares, foram agora eleitos Sónia Fertuzinhos, Armindo Costa e Silva, Joaquim Jorge Pereira, Paula Oliveira, Carlos Oliveira, Jorge Nunes, Isilda Silva e João Miranda que se juntam aos membros inerentes Sofia Ferreira (Presidente das Mulheres Socialistas de Guimarães) e Hugo Teixeira (Presidente da Juventude Socialista de Guimarães). Integram ainda o Secretariado, na qualidade de membros convidados, Domingos Bragança, Nelson Felgueiras e Paulo Silva.

 

Fontes: MS, GA, GD, PS

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.