ACES do Cávado ultima condições de segurança para reabertura dos estabelecimentos de saúde públicos locais

Saúde | Unidades de Saúde do concelho de Esposende deverão reabrir a 29 de junho

Saúde | Unidades de Saúde do concelho de Esposende deverão reabrir a 29 de junho

Pub

 

 

Esposende tem vivido dias de agitação na área da Saúde. Depois de o PCP se ter manifestado, de forma contundente, contra o prolongar indefinido do encerramento das Unidades de Saúde Familiar concelhias, que passaram a funcionar de forma agregada no Centro de Saúde de Esposende, não estando a dar a resposta necessária e atempada às patologias não-Covid das populações que lhes são afetas, o desagrado com a situação tem-se mostrado mais geral.

Em face à situação que chegou a originar uma demonstração pública em frente ao Centro de Saúde, e tentando dar resposta às preocupações manifestadas pela população, o Município de Esposende desenvolveu contactos e vem esclarecer que as unidades de saúde do concelho deverão reabrir a 29 de junho.

Desde logo, informa que “nunca esteve, nem está, em causa o possível encerramento de qualquer uma das Unidades de Saúde, como chegou a ser referido”.

Atendendo aos constrangimentos provocados pela pandemia, “o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III Barcelos/Esposende (ACES Cávado) foi obrigado a efetuar uma reorganização interna profunda, no sentido de permitir a melhor prestação de serviços possível à população, garantindo as necessárias condições de segurança a todos os utentes e também a todos os profissionais”.

O Diretor do ACES Cávado, há dias, chegou mesmo a dar a conhecer que estava “a trabalhar com as Equipas das Unidades de Saúde e com a ARS Norte na construção e implementação do plano de retoma da prestação de cuidados nas Unidades do ACES. Estamos a construir a melhor resposta para que seja garantida a prestação de cuidados em segurança, dos utentes e dos profissionais”.

Está “em fase final de concretização a contratação dos recursos humanos necessários para que a reabertura das Unidades de Saúde ocorra já no próximo dia 29 de junho, com a garantia das condições de segurança necessárias. Até lá, a Câmara Municipal sensibilizará a equipa do ACES para que o atendimento dos utentes se processe da melhor forma possível, indo ao encontro das suas expetativas”, reforça o município esposendense.

A Câmara Municipal, numa perspetiva de apoio a toda a comunidade, tem disponibilizado circuitos de transporte que abrangem todo o território concelhio, assegurando a deslocação dos utentes que necessitem à Unidade de Saúde de Esposende, a única que se manteve sempre em funcionamento durante este período. Do mesmo modo, as IPSS do concelho também têm tido o cuidado de apoiar a comunidade mais idosa no transporte, sempre que solicitada a sua colaboração e identificada a necessidade”.

 

Fontes: Município de Esposende, PCP; Imagem: MC

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

Como qualquer outra, a Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

MB Way: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.