Dispositivo pode ser programado para impedir eventuais acidentes
Aluno da CIOR desenvolve ‘Sentinela’ medidora da qualidade do ar

Pub
Um aluno da Escola Profissional CIOR desenvolveu o ‘Sentinela’, um projeto de eletrónica capaz de medir a qualidade do ar segundo diversos parâmetros. O dispositivo é capaz de detetar diferentes tipos de gases, tais como o gás natural, gás butano, propano e monóxido de carbono.
Mas o sistema vai além da análise: é capaz de realizar o corte do abastecimento de gás e água e alertar o proprietário, conforme aos seus desejos via email e/ou aplicação para smartphone.
O dispositivo é também expansível, isto é, suporta a ligação de novos sensores ou atuadores que poderão ser colocados noutras divisões e intervir em função de indicações do utilizador. Nestes, podem ser incluídos sensores de inundação, de presença, de abertura de portas e janelas, temperatura, entre muitos outros.
O sistema, premiado no concurso ‘O meu projeto é empreendedor’, pode ser monitorizado remotamente visto que todos os dados recolhidos são enviados para uma plataforma na internet.
Fonte e Imagens: TL
Fonte e Imagem: CIOR
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

‘A aposta da agricultura extensiva e do mundo rural significa a defesa socioambiental do nosso planeta e da economia portuguesa’
‘O mundo rural!… Bem passado, se faz favor.’

Inclusão | BE e PS acordam projeto-lei que estabelece quotas de integração de deficientes nas empresas privadas

Barcelos Bus registou quase 250.000 viagens em 2019
Mobilidade | Município assegura passes gratuitos e manutenção do Barcelos Bus em 2020

Banda deu-se a escutar em Braga ‘com um som renovado e em excelente forma’
Música | PAUS animam ‘Quintas Felizes’ no Theatro Circo

Resiliência, determinação e solidariedade na prevenção e combate à pandemia marcam respostas sociais e serviços da associação
Engenho preparada para enfrentar 2021 e continuar a apoiar comunidade
Comente este artigo
Only registered users can comment.