Diversas iniciativas assinalam aniversário a 21 de junho

Território | 25 anos de Vilas: Lordelo, Moreira de Cónegos, Pevidém, Ponte, São Torcato e Serzedelo

Território | 25 anos de Vilas: Lordelo, Moreira de Cónegos, Pevidém, Ponte, São Torcato e Serzedelo

Pub

 

 

O concelho de Guimarães assinala os 25 anos da elevação de Lordelo, Moreira de Cónegos, Pevidém, Ponte, São Torcato e Serzedelo à categoria de Vilas, conforme a votação em Assembleia da República, a 21 de junho de 1995. No próximo domingo estão previstas várias iniciativas que visam assinalar esta data, cumprindo as recomendações da Direção Geral da Saúde, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança.

A primeira sessão decorre em Serzedelo, pelas 09h30, junto à Igreja Românica, com uma homenagem aos ex-presidentes da Junta de Freguesia, a apresentação de um filme e o hino da Vila. Segue-se ainda a inauguração do Trilho das Capelas.

Em Moreira de Cónegos, está previsto uma sessão solene na Junta de Freguesia pelas 11h00. No final da manhã, assinala-se a elevação da Vila de Lordelo no Parque de Lazer. Está programado um momento musical e exibição de um filme sobre a Vila, a entrega da medalha comemorativa a todas as coletividades da freguesia, à GNR, aos Bombeiros da Vila das Aves, à Comissão Fabriqueira, e aos dois ex-presidentes após 25 de abril: Mário Machado e Carlos Guimarães.

Da parte da tarde, as comemorações prosseguem na Vila de Ponte. A partir das 15h00, no Parque de Lazer da Ínsua, a Junta de Freguesia vai condecorar José da Silva Freitas (Chefe Freitas) e ainda o Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos, a Cercigui e JPZ Cartonagem SA. A Vereadora da Câmara Municipal, Paula Oliveira, será condecorada com o título de Embaixadora Nobre da Vila.

 

Em São Torcato, a partir das 16h30, decorre a sessão solene dos 25 anos de elevação a Vila. O programa contempla ainda o ciclo de conferências digitais e debate sobre diversos temas, a inauguração do Parque de Lazer da Corredoura do projeto “Juntar S. Torcato”, agendada para sábado, e a ainda a missa na Basílica de S. Torcato celebrada no domingo de manhã.

Em Pevidém (Selho S. Jorge) está previsto uma sessão solene para registar a efeméride, a partir das 18h00, na Praça Francisco Inácio.

 

Fonte e Imagem: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.