Obra surge na sequência do aclamado disco ‘Confessions From the South’ que gravou com a The Origins Band

Livros | Sandy Kilpatrick prepara lançamento de ‘Origins # 1 Portugal’

Livros | Sandy Kilpatrick prepara lançamento de ‘Origins # 1 Portugal’

Pub

 

 

Sandy Kilpatrick, o músico escocês nascido em East Kilbride que adotou Famalicão para viver em 2001, está a ultimar a publicação do seu primeiro livro, que deverá ser lançado antes do final de 2020. A obra intitula-se Origins # 1 Portugal e sé uma extensão do seu último disco, o aclamado Confessions from the South, um trabalho pleno de melodia e belas orquestrações, resultado da maturidade e misticismo que ligam o autor à natureza e, em particular, a algumas das mais belas paisagens de Portugal.

Sandy Kilpatrick começou por escrever poesia, de início secretamente, em pedaços de papel e nas costas dos bilhetes de autocarro, antes de ir estudar Literatura Americana e Inglesa, apesar de todas as contrariedades, na universidade de Lancaster onde teve nota máxima no trabalho final de curso, cujo tema foi o poeta Irlandês WB Yeats.

Apesar de já ter sido considerado um filósofo, produtor, poeta, compositor-letrista e herói do folk alternativo, ele prefere ver-se como escritor, um escritor que se tem dedicado principalmente a canções até agora. As suas belas canções são na maioria profundamente poéticas e granjearam-lhe muitos seguidores e amigos, de Mark Radcliffe, da BBC, e Guy Garvey, da banda Elbow, até ao incontornável escritor português Valter Hugo Mãe.

Confessions from the South, uma celebração da natureza

Em março de 2017, juntamente com a The Origins Band, Kilpatrick lançou o aclamado álbum Confessions from the South, uma homenagem às sublimes paisagens de Portugal. Trata-se de uma coleção de 10 inspiradas músicas sobre 10 lugares em Portugal que vão de Montalegre até Sagres.

A música dedicada a Ponte de Lima, Stand United With Your Brothers, distinguida por uma apresentação magistral da The Origins Band, é um apelo explícito à fraternidade e não poderia ser mais relevante para o mundo em que vivemos no momento.

Outros exemplos são Burlesque Sky, consagrada a Braga, e The Laurel Woods, é uma canção curta e inspiradora dedicada à Madeira.

Originalmente concebido como um projeto estético, destinado a celebrar a beleza da Natureza, o álbum também pode ser visto como uma forma de ativismo ambiental em que Kilpatrick coloca Natureza, Arte, e Música no centro da experiência humana. O mesmo pode ser dito do livro a ser publicado, Origins # 1 Portugal.

Viagem épica pelo coração sublime de Portugal, de castelos e penhascos traiçoeiros, rios e o profundo mar azul, a casas poéticas esculpidas em pedra, fortes, mosteiros, e magníficos teatros, Origins # 1 Portugal , publicado em edição bilingue, em português e inglês, é um aviso de que arte e natureza são centrais na nossa vida.

Imagens: SK

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

*

Pub

Categorias: Cultura

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.