notícia . análise . contexto . opinião

Objetivo: consciencializar população para aumento progressivo da incidência da doença

Saúde | Póvoa de Varzim associa-se a campanha de prevenção de cancro de pele

Saúde | Póvoa de Varzim associa-se a campanha de prevenção de cancro de pele

Pub

 

 

O Município da Póvoa de Varzim volta a estar na linha da frente no combate aos cancros da pele, associando-se à iniciativa Verão 2020, que visa a prevenção, educação e sensibilização para o problema junto dos agentes de saúde, educação e na sociedade civil.

Promovida pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) e com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS), esta campanha, que terá lugar entre 4 de julho e 31 de agosto, visa consciencializar a população para o aumento progressivo da incidência dos cancros de pele, que, em 90% dos casos, estão relacionados com os exageros da exposição ao sol, sobretudo na infância, adolescência e em jovens adultos.

Os cancros da pele podem afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, sendo mais comuns em pessoas com mais de 50 anos ou para quem tenha tido uma exposição prolongada ao sol. No entanto, estes podem afetar qualquer pessoa. Esteja ou não num grupo de alto risco, há coisas simples que pode fazer para se proteger a si e à sua família dos cancros de pele. Para tal, é fundamental a adoção de comportamentos adequados de convívio com o Sol e um diagnóstico e tratamento precoce, através da prevenção e do autoexame.

De 2 em 2 meses, pelo menos, deve ser feito um autoexame à pele, com especial atenção a alterações de sinais ou manchas. Assim, pode impedir que uma lesão suspeita evolua e se torne mais grave e intrusiva, o que reduz as hipóteses de um tratamento bem-sucedido. Em caso de dúvida, deve sempre consultar o seu dermatologista.

Se a sua atividade profissional envolve trabalho ao ar livre, informe-se sobre os cuidados redobrados a ter relativamente à exposição solar. Não ignore os sinais. Esteja atento à sua pele.

Este ano é o 21º ano consecutivo em que se organiza, a nível Europeu , o Dia do Euromelanoma, Dia dos Cancros da Pele. Este dia decorre, no mês de Maio, em todos os países, ajustando, ano a ano, a data precisa em função de eventos locais. Este ano não se realizaram os habituais rastreios presenciais, atendendo ao tempo de distanciamento social que estamos a passar. Pretende-se dar prioridade aos doentes de risco e, neste caso, aos pacientes com suspeita de Cancros da Pele. Por essa razão, a APCC, em colaboração com SPDV e com o apoio da DGS, preparou folhetos informativos para ajudar a fazer o autoexame, no sentido de identificar lesões suspeitas de Cancros da Pele para, de imediato, recorrer ao seu Dermatologista ou ao seu Médico Assistente que terá possibilidade de efetuar o adequado rastreio e, se necessário, efetuar pedido de Teleconsulta, com imagens, aos Serviços de Dermatologia de todo o País.

 

Fontes: Município da Póvoa de Varzim, APCC; Imagens: (0) CM PVZ, (1) PVZ

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.