Contributo de turistas e consumidores em geral ajudará a garantir um país mais seguro para todos

Turismo | Turismo de Portugal lança Plataforma Clean & Safe

Turismo | Turismo de Portugal lança Plataforma Clean & Safe

Pub

 

 

No seguimento das políticas que tem vindo a traçar no sentido de garantir a segurança aos turistas, nacionais e estrangeiros, que utilizam os diversos serviços do setor no nosso país, o Turismo de Portugal, a autoridade nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, lança agora a plataforma digital “Clean & Safe”.

Na nova plataforma, o Turismo de Portugal reúne toda a informação relativa aos estabelecimentos aderentes, onde se localizam e que requisitos devem cumprir. Possibilita também a avaliação, pelos próprios turistas, num apelo à responsabilidade de todos para um turismo mais seguro.

Quais os estabelecimentos aderentes, onde se localizam e que requisitos devem cumprir, são algumas das informações que o Turismo de Portugal reúne na plataforma Clean & Safe, que possibilita também a avaliação, pelos próprios turistas, do grau de satisfação sobre o desempenho das empresas no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos do selo, num apelo à responsabilidade de todos para um turismo mais seguro.

Desenvolvida pela Infraspeak, e com o apoio da Google, a plataforma – disponível em português e em inglês – permite identificar as empresas turísticas e os setores relacionados que, comprometendo-se a cumprir os requisitos de higiene e segurança sanitária decorrentes das orientações da Direção-Geral da Saúde, aderiram ao selo criado pelo Turismo de Portugal.

Além de identificar e georreferenciar as empresas ‘Clean & Safe’, a plataforma monitoriza o índice de confiança gerado nos turistas, possibilitando a avaliação direta da experiência em função das medidas implementadas e comunicando-a diretamente ao Turismo de Portugal.

A avaliação dos clientes será um dos indicadores utilizados pelo Turismo de Portugal para a realização de vistorias aleatórias às empresas e serviços aderentes, em articulação com as autoridades competentes e com as associações representativas das atividades abrangidas.

O selo ‘Clean & Safe’ foi criado pelo Turismo de Portugal com o objetivo de apoiar as empresas na identificação das medidas a adotar e, também, reforçar a confiança dos turistas nacionais e internacionais em Portugal enquanto destino turístico.

A iniciativa abrange toda a cadeia de valor do turismo e conta já com mais de 12.000 aderentes – empreendimentos turísticos, alojamento local, empresas de animação turística, agências de viagens e turismo, restauração, golfe, rent-a-car, guias-intérpretes, casinos e equipamentos culturais -, constituindo uma declaração voluntária de cumprimento de requisitos que muitas empresas incrementaram com protocolos específicos para as diferentes tipologias de serviços.

De adesão gratuita, o selo Clean & Safe mantém-se válido até 30 de abril de 2021. O Turismo de Portugal promove a formação necessária às empresas para a implementação das medidas associadas, tendo já assegurado a formação de mais de 15.000 pessoas.

Fonte: TP; Imagem: (0) Isabel Alves Lima, (1, 2) TP

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.