Instituto do Mundo Lusófono organiza conferência sobre Jornalismo Regional

Instituto do Mundo Lusófono organiza conferência sobre Jornalismo Regional

Pub

 

 

‘Jornalismo Regional : Limites, Desafios e Oportunidades’ é o tema da videoconferência que o IMLus – Instituto do Mundo Lusófono vai realizar amanhã, dia 15 de junho, pelas 19h00, na plataforma ‘Zoom’. O debate online terá transmissão direta na página do facebook do IMLus, a plataforma de promoção da Lusofonia, com sede em Paris, dirigida pela barcelense Isabelle Oliveira e contará com a presença do diretor e editor do diário digital VILA NOVA, Pedro Costa.

“No complexo paradigma da relação entre o campo jornalístico e a sociedade democrática, a imprensa regional tem especial importância no contributo para a “regeneração” de um espaço público local, potenciando a capacidade racional e ação cívica dos cidadãos sobre assuntos da res publica. Corresponder às necessidades da opinião civil, no âmbito do dever de cidadania de qualquer jornal, alimentar o mercado das informações a favor do interesse das audiências e captar fatias publicitárias para garantir os negócios é um dos mais desafiantes objetivos atuais e futuros”, assinala, a este propósito, o investigador Vítor Amaral em ‘A proximidade da imprensa regional à ideia de cidadania ativa‘. “Também porque a imprensa convencional, seja local ou nacional, já não tem o exclusivo da mediação informativa. Multiplicaram-se as vozes e as narrativas pós-jornalísticas, de que a Internet é mãe, em modelos de comunicação horizontal de muitos para muitos”, naquilo que é designado mass-self communication.

Estas são problemáticas com que se confronta a imprensa local e regional e que passarão com toda a certeza pelo debate. Diversas outras questões se poderão levantar favorecendo um debate que se espera contribuidor e esclarecedor em relação às problemáticas em apreço.

Para lá de Pedro Costa, diretor e editor da VILA NOVA, o encontro conta com a participação de António Bessa Carvalho, vice-presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Francisco Rebelo dos Santos, diretor do Região de Leiria, José Alves, diretor do Barcelos Popular, José Manuel Sertório Madeira Piçarra, jornalista e administrador da grupo Diário do Sul / Rádio Telefonia do Alentejo, e Anabela Carvalho, jornalista chefe de redação d’ O Gaiense.

O debate terá a moderação de Maria Guitton, advogada e vice-presidente do Instituto do Mundo Lusófono.

instituto do Mundo Lusófono - conferência virtual - jornalismo regional - pedro costa - vila nova

Obs: a conferência era para se ter realizado em 6 de junho, às 15h00, mas foi adiada por motivos imprevistos de ordem técnica.

Imagem: IML

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital - notícias - opinião - contexto - análise - cultura - cinema - pedro costa - o nosso homem

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.