Que oportunidades estarão reservadas ao futuro dos tecidos sustentáveis, como o linho, o cânhamo e o algodão orgânico?

I&D | Dar forma ao futuro com materiais sustentáveis é desafio de conferência digital da Fibrenamics

I&D | Dar forma ao futuro com materiais sustentáveis é desafio de conferência digital da Fibrenamics

Pub

 

Depois da uma primeira edição, em 2019, marcada pelo sucesso, o Workshop Internacional da Fibrenamics está de regresso. “Shaping the Future with Sustainable Materials — Opportunities after the Pandemic” é o tema da 2ª edição do Workshop Internacional promovido pela Fibrenamics, a plataforma internacional da Universidade do Minho para o desenvolvimento de produtos com base em fibras e compósitos, que irá decorrer a 3 de junho, entre as 9.30h e as 16h00.

O mundo está a mudar. Num momento em que diversos estudos apontam para um consumo mais pausado e consciente face à emergência de saúde pública que o mundo enfrenta, os materiais sustentáveis apresentam-se como um recurso de excelência e voltam a captar a atenção da comunidade científica e da indústria, nomeadamente no caso do setor têxtil e do vestuário, através do uso de tecidos sustentáveis como o linho, cânhamo e algodão orgânico.

As fibras naturais criam tecidos sustentáveis e são as opções mais ecológicas. Neste sentido, e com o objetivo de perceber as oportunidades que estes materiais reservam para o futuro da sociedade, este workshop a Fibrenamics – agência internacional de Investigação & Desenvolvimento da Universidade do Minho, vai reunir investigadores, professores, técnicos e empreendedores do setor das fibras sustentáveis, tentando perceber que oportunidades nos reservam estes materiais e dando a oportunidade a todos os participantes de interagir com os oradores e esclarecer dúvidas sobre o seu negócio ou atividade.

O workshop irá decorrer em formato digital e a inscrição é gratuita, mas obrigatória. A língua oficial do evento será o inglês.

“A atual pandemia de Covid-19 veio reforçar a importância de um desenvolvimento mais sustentável, em harmonia com a natureza, respeitando-a, preservando-a e, sobretudo, aprendendo com ela. Em 2019, reunimos 150 académicos e empresários para falarmos sobre as oportunidades de inovação com base em fibras naturais, mas este ano, e pela situação que enfrentamos, temos noção que é um tema premente”, explica Raul Fangueiro, Coordenador da Fibrenamics. “Estes materiais assumem particular importância pelo facto de serem provenientes de fontes renováveis e de se biodegradarem no final do ciclo de vida, com impacto ambiental extremamente baixo”, reforça o professor da Universidade do Minho.

 

Fonte: Fibrenamics, Mama Minimalist; Imagem: Fibrenamics

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Economia

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.