Miguel Soares: O futuro passa por tudo o que permitir às pessoas efetuar operações com a maior comodidade e rapidez possível

Tecnologias | Partteam & Oemkiosks. 20 anos na vanguarda do digital

Tecnologias | Partteam & Oemkiosks. 20 anos na vanguarda do digital

Pub

 

 

A PARTTEAM & OEMKIOSKS – a empresa de Famalicão que é uma referência mundial no desenvolvimento e fabrico de quiosques multimédia, equipamentos self-service, mupis digitais, mesas interactivas e outras soluções digitais para todo o tipo de sectores e indústrias – celebra, este mês de maio, 20 anos de existência. São poucas as empresas, em Portugal, que se podem orgulhar de uma vida tão longa, uma vez que a maioria delas sobrevive apenas cerca de metade desse tempo. Fruto da visão do seu impulsionador e mentor, Miguel Soares, mas também de uma companhia que tem estado ao seu lado no definir de estratégias e na sua implementação no terreno em mercado extremamente difícil e competitivo, como é o das novas tecnologias nos dias de hoje, a empresa enfrenta o futuro da mesma forma que o fez ao longo destes primeiros 20 anos, com tranquilidade e esperança.

Desde sempre na vanguarda da tecnologia e da inovação, a PARTTEAM & OEMKIOSKS pretende continuar a responder de forma rápida, eficaz e cómoda às necessidades dos seus clientes, assim como a encontrar novas soluções adaptadas à nova realidade. Num mercado cada vez mais competitivo, a PARTTEAM & OEMKIOSKS exporta para dezenas de países e continua empenhada em desenvolver produtos e serviços orientados para o consumidor, sempre baseados numa componente criativa e inovadora.

Sobre o futuro da empresa, Miguel Soares, CEO e fundador da PARTTEAM & OEMKIOSKS, acredita que este “passa muito pelo touch, pelo self-checkin, pelo self-buy, ou seja, tudo o que permitir às pessoas efectuar operações com a maior comodidade e rapidez possível e, na maior parte dos casos, com o mínimo de interacção e intervenção de pessoas”. “E, neste capítulo, a empresa PARTTEAM & OEMKIOSKS continua (e continuará) a desenvolver novos conceitos, ideias e produtos, precisamente para responder a estas necessidades”, acrescenta. Este é o caso dos recentemente lançados mupis digitais com desinfeção automática através de luz ultravioleta.

Numa pequena loja de 20 metros quadrados, foi criada, há 20 anos, aquela que é, actualmente, uma empresa de referência nacional e internacional no desenvolvimento e fabrico de quiosques multimédia, mupis digitais, equipamentos self-service, mesas interactivas e outras soluções para todo o tipo de sectores e indústrias. Com mais de 15 mil unidades produzidas para mais de 35 países, o portefólio é extenso. A PARTTEAM & OEMKIOSKS, com cerca de 40 colaboradores no momento, tem também mais de 100 modelos standard e acredita trabalhar com as melhores marcas e empresas. A evolução tecnológica tornou os consumidores cada vez mais exigentes e a PARTTEAM & OEMKIOSKS está constantemente a reflectir e a imaginar novas formas de aproveitar a tecnologia ao máximo para melhorar a qualidade de vida da população.

Entretanto, o processo de internacionalização transformou a PARTTEAM & OEMKIOSKS. Este processo – que é atualmente tão importante – deve-se, em parte, ao interesse internacional nos produtos e serviços tecnológicos fabricados com qualidade pela empresa. Desta forma, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tornou-se uma referência a nível internacional. Com maior destaque na Europa, América e Médio Oriente, a empresa famalicense exporta também para países como Angola, Espanha, Itália, Reino Unido, Grécia, Noruega, Holanda, França, Roménia, Chipre, Israel, Arábia Saudita, República Checa, Turquia, Dubai, entre outros. A esta estratégia de crescimento nacional e internacional bem definida, a empresa aspira ainda adicionar novos mercados ao seu portefólio.

Fundada no ano 2000 por Miguel Soares, a PARTTEAM & OEMKIOSKS planeava, inicialmente, comercializar sistemas de controlo de assiduidade. Todavia, viriam a perceber que estes sistemas não seriam rentáveis. Assim, a necessidade de encontrar novos produtos e serviços para alavancar as vendas da empresa fez com o actual CEO e fundador da empresa desenvolvesse um website para a PARTTEAM & OEMKIOSKS, de forma a divulgar produtos ligados à informática. Rapidamente espalharam a palavra entre amigos e conhecidos para que fosse a PARTTEAM & OEMKIOSKS a desenvolver os seus websites. Seguiu-se uma aposta na formação web, que passou a ser o foco da empresa. Poucos anos depois, em 2004, a PARTTEAM & OEMKIOSKS já tinha alargado o negócio às aplicações multimédia. Mas foi uma encomenda de um quiosque interactivo que estreou aquele que é hoje o negócio desta empresa de Vila Nova de Famalicão. Actualmente, a PARTTEAM & OEMKIOSKS, cujo processo é todo controlado dentro de portas (desenha, desenvolve, fabrica e instala), exporta para dezenas de países e continua empenhada em desenvolver produtos e serviços orientados para o consumidor, de forma criativa e inovadora.

A empresa engloba agora várias marcas registadas e inúmeras patentes que a complementam e que são reconhecidas no mercado. As marcas mais conhecidas são a OEMKIOSKS, uma solução sobretudo dirigida ao mercado internacional, reconhecida não só pela qualidade dos quiosques, mas também pelos preços e pela celeridade da produção. Mais tarde surge a QMAGINE, uma solução de gestão de filas de espera, gestão de conteúdos, corporate TV, sinalética e menu boards. Em 2013 surgiu o produto e a marca NOMYU, o mupi digital premium que foi premiado internacionalmente.

O NOMYU é fruto do trabalho de engenheiros e designers que desenvolveram um produto que é, além de tecnologicamente inovador, uma marca disruptiva no que diz respeito ao design, usabilidade e ergonomia, tendo em consideração que é possível manter a identidade do produto independentemente de qualquer configuração ou componentes utilizados. O NOMYU foi desenvolvido para ser usado em qualquer lugar – interior ou exterior – e é indicado para qualquer situação. Consegue operar numa faixa de temperaturas entre os 40 graus negativos e os 55 graus e apresenta um avançado sistema inteligente de controlo remoto – o The Brain. Estas e outras características valeram-lhe, em 2017, o prémio do quiosque mais inovador do mundo, na área do turismo.

O sucesso da PARTTEAM & OEMKIOSKS no desenvolvimento de quiosques multimédia providencia uma experiência ímpar em diversos sectores de actividade. Empresas, governos e comunidades não só aplicam os quiosques desta empresa nas suas fábricas, escritórios ou lojas, como também esperam que tal seja revolucionário para os seus próprios negócios. A PARTTEAM & OEMKIOSKS dirige os seus quiosques a vários sectores de mercado, tais como os de comércio e retalho, turismo e hotelaria, saúde, indústria, logística, sector público, marketing e publicidade, construção e educação. O objectivo é, então, oferecer igualdade de oportunidades a toda a população, permitindo o acesso às múltiplas funcionalidades e mais valias destas plataformas.

Além de disso, empenha-se não só em apoiar causas e instituições sociais (através do projecto “We Care”), como também em garantir que a empresa e as suas actividades não têm um impacto negativo no ambiente e nas comunidades.

A empresa mantém diálogo com algumas universidades e já recebeu, inclusive, “um contacto de uma empresa de Silicon Valley para desenvolver alguns projectos tecnológicos ligados à tecnologia na saúde, retalho ou para a administração pública”, revela o administrador, que também tem em vista, para breve, a mudança de instalações.

Perante a nova realidade que vivenciamos – e tendo em vista uma maior segurança da população, assim como uma maior consciencialização ambiental – a PARTTEAM está agora a desenvolver soluções que aliam a tecnologia ao ambiente, à saúde e ao bem-estar, pelo que se criou, inclusivamente, uma nova marca: a Hambire. Esta linha inclui, por exemplo, purificadores de cidades digitais, quiosques dispensadores de gel com sensor de temperatura corporal, equipamentos de desinfecção com recurso a UV-C e túneis de desinfecção. Além desta marca, está a ser concebida uma outra – o ZEFIRUS, que permitirá remover e filtrar o ar, retirando do ambiente partículas como PH2.5 e PH10, bastante nocivas para a saúde das pessoas. O objectivo deste último projecto é melhorar a qualidade do ar, daí a idealização de um purificador de ar para as cidades com mupi digital integrado.

Reconhecida com vários prémios, entre os mais recentes o Fornecedor Credenciado Pantou (que distingue empresas tecnológicas que contribuem para a criação de um guia internacional confiável e abrangente para todos os tipos de serviços de turismo), o Prémio Internacionalização Start & Go (que distingue pequenas e médias empresas que se destacam pela sua vertente empreendedora) ou PME LÍDER, a PARTTEAM & OEMKIOSKS pretende continuar a trabalhar em “prol dos consumidores e da evolução tecnológica”, tentando antecipar as necessidades e dificuldades que os clientes possam ter no futuro, remata Miguel Soares.

Fonte e Imagens: P&O

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categories: Economia

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.