Miguel Costa Gomes: Projeto insere-se nas políticas municipais de melhoria da mobilidade urbana

Urbanismo | Barcelos abre Park & Ride de Vila Frescainha S. Martinho

Urbanismo | Barcelos abre Park & Ride de Vila Frescainha S. Martinho

Pub

 

 

 

O parque de estacionamento de Casal de Nil, em Vila Frescainha S. Martinho, Barcelos, acaba de reabrir hoje, 26 de maio. A área foi remodelada tendo representado um investimento do Município de Barcelos no valor de cerca de 150 mil euros. Miguel Costa Gomes, o presidente da Câmara Municipal barcelense, deslocou-se ao local para inaugurar as instalações.

A obra inclui um parque de estacionamento livre, de caraterísticas Park & Ride, a construção de gare de paragem para transportes coletivos de passageiros, neste caso o Barcelosbus, e a execução de passagens de peões.

Com a construção deste parque numa zona mais periférica da cidade, pretendeu-se dar resposta aos munícipes que se deslocam para a cidade, permitindo-lhes ter estacionamento diurno de longa duração e não estar dependente do estacionamento na zona mais central da cidade. O interface será realizado com o transporte coletivo através da Barcelosbus e com a utilização de modos de deslocação suaves – a pé e bicicleta.

Sendo o centro urbano um forte polo habitacional, comercial e de serviços, com o uso do automóvel como principal meio de transporte, gera-se uma pressão sobre as vias de comunicação, ao nível da circulação e do estacionamento, que importa solucionar, como é o caso através da colocação de infraestruturas de apoio fora das zonas de maior constrangimento, como é o caso desta zona de aparcamento.

O espaço tem 117 lugares de estacionamento, incluindo quatro destinados a pessoas com mobilidade reduzida, áreas ajardinadas e cerca de quatro dezenas de árvores.

Para Miguel Costa Gomes, “este projeto insere-se nas políticas municipais de melhoria da mobilidade urbana, com soluções que integram a transferência modal de transporte individual para transportes públicos e para modos suaves”, com uma utilização mais eficiente do espaço disponível que consolide o ambiente.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos destaca, ainda, o facto desta requalificação permitir o aumento da capacidade de estacionamento para os residentes daquela zona.

 

Fonte e Imagem: Município de Barcelos

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.