‘É possível fazer coisas que mudam a vida a vida das pessoas‘, referiu a dado passo da sua vida Maria José Nogueira Pinto, mulher de princípios, causas e valores aos quais devotou toda a sua vida. É como forma de reconhecimento desse exemplo de atividade na área de responsabilidade social, mas também dos que o seguem, que a MDS Portugal tem vindo a instaurar todos os anos um prémio de reconhecimento que transporta o seu nome e vai já sua oitava edição.
Consciente dos desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe para o país e para a vida dos portugueses e dos esforços redobrados que as instituições particulares de solidariedade social têm realizado para apoiar as famílias neste novo contexto, a MSD Portugal decidiu prorrogar o prazo de candidaturas à 8ª edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto.
Sobre Maria José Nogueira Pinto, refere o Monsenhor Vítor Feytor Pinto assinala que “a sua passagem pela sociedade portuguesa foi uma extraordinária pedra no charco. Porque ela era de uma coragem, serenidade, paz, liberdade interior fabulosa”.
Maria José Nogueira Pinto “soube introduzir nesta sociedade um outro quadro de valores de um imenso culto pela verdade em todas as situações da vida, uma grande atenção aos problemas da justiça, de dar a cada um aquilo que ele tem legítimo direito. Nunca a vi dominada por ninguém. Os valores que cultivava – a verdade, a justiça – consagravam-se numa liberdade interior profunda“, acrescenta.
Lembra ainda que a homenageada por este prémio se dedicou “muito fortemente àqueles que na sociedade portuguesa tinham necessidade de ser olhados, de ser vistos, de ser apoiados, de ser acariciados. De facto a sua sensibilidade marcou profundamente este âmbito de trabalho.
Todas as pessoas, individuais ou coletivas, que queiram ver reconhecido o seu trabalho no âmbito da responsabilidade social, em Portugal, poderão candidatar-se, até ao dia 15 de julho, através do site oficial do prémio.
Com o objetivo de reconhecer projetos inovadores de cariz social e de ajudar as instituições a dar continuidade ao seu trabalho junto das comunidades, o Prémio Maria José Nogueira Pinto confere, anualmente, o valor monetário de 10.000€ ao grande vencedor e atribui um prémio de 1.000€ a cada uma das menções honrosas.
O Júri do Prémio é presidido pela Dr.ª Maria de Belém Roseira e constituído por mais seis elementos de reconhecido mérito, idoneidade e reputação: Eng.º Anacoreta Correia, Dr.ª Clara Carneiro, Dr.ª Isabel Saraiva, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, Prof. Dr. Jaime Nogueira Pinto e o Dr. Pedro Marques, em representação da MSD Portugal.
Para consultar o regulamento do Prémio e a ficha de candidatura, visite o site.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: MSD