Investimento transforma zona de estacionamento em espaço dedicado a eventos de cariz recreativo e cultural

Urbanismo | Barcelos requalifica Largo Dr. José Novais

Urbanismo | Barcelos requalifica Largo Dr. José Novais

 

 

Iniciaram as obras municipais de requalificação do Largo Dr. José Novais, mais conhecido por antigo Largo dos Bombeiros, dada a existência do respetivo quartel naquele lugar, orçadas em 331.472,60€, sendo comparticipadas em 265.795,00€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

A obra tem um prazo de execução de 180 dias, intervém numa área de 2.070 metros quadrados que tem uma relação direta com a Torre Medieval de Cimo de Vila – monumento nacional classificado em 1926 -, a Biblioteca Municipal e o Posto de Turismo e uma continuidade espacial e urbana com a Rua D. António Barroso, Largo da Porta Nova e Avenida da Liberdade.

A intervenção vai transformar o Largo “num espaço destinado à realização de eventos de cariz cultural e recreativo, assente numa perspetiva de valorização e dignificação” enquanto espaço pedonal, sendo criadas duas plataformas de cota desniveladas, que organizarão o espaço.

Serão também criadas duas zonas verdes, uma delas para a realização de eventos ao ar livre – tipo biblioteca de jardim -, com bancos bebedouro e proporcionar melhores condições aos turistas e peregrinos nas visitas ao Posto de Turismo.

O pavimento de betuminoso será removido e o local será equipado com mobiliário urbano e iluminação adequados, pavimentado com lajedo de granito, drenagem de águas pluviais e residuais e abastecimento de água.

Uma vez que o Largo Dr. José Novais passará a destinar-se sobretudo à circulação pedonal, o  acesso automóvel será condicionado.

Esta intervenção insere-se na estratégica municipal de requalificação dos espaços urbanos e equipamentos públicos, no âmbito das prioridades de investimento do PEDU para a regeneração urbana (PI 6.5), e onde se incluem outras obras a iniciar em breve.

Fonte e Imagens: Município de Barcelos

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Categories: Local, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.