Antes da reabertura, entre outras atividades, Museu Municipal apresenta documentário sobre ‘Arte na Rua’ (exposição sobre escultura no concelho)

Identidade | Esposende envolve comunidade na celebração de Dia Internacional dos Museus

Identidade | Esposende envolve comunidade na celebração de Dia Internacional dos Museus

Pub

 

 

O Museu Municipal de Esposende vai assinalar o Dia Internacional dos Museus que se comemora a 18 de maio, com iniciativas que pretendem divulgar a exposição patente e envolver a comunidade local no conhecimento daquela unidade museológica. A reabertura do Museu Municipal está prevista para dia 1 de junho, devido às restrições decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

O Museu Municipal de Esposende associa-se à comemoração do Dia Internacional dos Museus, criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), em 1977, e que este ano tem como tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Para assinalar esta data, simbólica da resiliência e da capacidade humana de superar e adaptar­-se, o Museu Municipal de Esposende apresenta uma visita à exposição patente na Sala dos Azulejos, intitulada “Arte na Rua”, num registo que recorda o momento inaugural em 14 de junho de 2019.

A exposição encerra a investigação sobre as esculturas que se espalham pelo concelho de Esposende como arte pública, representando 57 peças, mais de 20 autores, na maioria escultores, onde se destaca José Moreira Rato, Leopoldo Neves de Almeida, Lagoa Henriques, Gustavo Bastos, Artur Varela, José António Nobre, Ascânio Maria Martins Monteiro, Paulo Neves, Volker Schnüttgen e Vhils.

Por último o Museu lança a primeira ficha sobre as suas coleções, num projeto comum a outros museus da Rede Portuguesa de Museus, intitulado “Peça do mês”. Esta primeira peça do mês é uma aguarela do barcelense Carlos Basto, autor do painel de azulejos criado para a Rotunda dos Sargaceiros, na entrada sul de Apúlia, e também inscrito como autor na exposição ‘Arte na Rua’, servindo de ponte entre os três projetos que se lançam a 18 de maio.

Atividade para os mais novos

Dirigida ao público mais jovem, o Museu Municipal de Esposende preparou um desafio dirigido à comunidade educativa que tem como base uma maqueta tridimensional do edifício centenário onde se aloja o Museu Municipal, construído para ser um Teatro e um Club para a elite cultural do início do século XX, tendo ali funcionado a primeira biblioteca concelhia, na Sala da Assembleia Esposendense, hoje a Sala dos Azulejos.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.