Saúde | Póvoa de Varzim reconhece capacidade de entrega e dedicação de enfermeiros à comunidade

Saúde | Póvoa de Varzim reconhece capacidade de entrega e dedicação de enfermeiros à comunidade

Pub

 

 

Ontem, 12 de maio, celebrou-se o Dia Internacional do Enfermeiro. Foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, nascida há 200 anos e considerada a fundadora da enfermagem moderna. Na Póvoa de Varzim, a data foi assinalada, ao início da tarde, pelo Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, numa simbólica iniciativa, com o apoio do respetivo município.

Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, José Gaspar Pais, Presidente do CHPVVC, e Isabel Rocha, Enfermeira Diretora do estabelecimento hospitalar, descerraram uma placa comemorativa de homenagem a estes profissionais de saúde na zona de entrada do Hospital. Aí ficará para sempre registado o agradecimento da comunidade à dedicação e entrega dos enfermeiros à comunidade poveira. No evento, marcaram também presença as forças de segurança – Bombeiros, Proteção Civil, PSP, Polícia Municipal e GNR.

Vai ficar tudo bem

“Este era um dia que não podia deixar de ser assinalado”, referiu Aires Pereira, assinalando as reuniões de balanço realizadas pelos enfermeiros e lembrando a dedicação e trabalho da enfermagem portuguesa e a respetiva importância para o Serviço Nacional de Saúde.

“[Este é] um dia de esperança para aquilo que estamos a projetar para o futuro do Centro Hospitalar, no qual os enfermeiros estão particularmente interessados”, salientou o autarca poveiro. “A melhoria das condições de trabalho resultará na melhoria do atendimento dos poveiros e na melhoria da prestação dos cuidados de saúde“.

“Imaginem o que teria sido este processo se tivéssemos embarcado em algumas propostas de desmobilização deste Centro Hospitalar [da Póvoa de Varzim e Vila do Conde]! Está por demais evidenciada a sua necessidade e utilidade, o que dá razão aos que nunca desistiram e continuaram a lutar por melhores instalações”

Constatando que o tempo Covid nos veio alertar para a importância do SNS e respetivos profissionais, Aires Pereira deixou uma mensagem de esperança. Desafiou, por isso, o Estado a não se esquecer dos mesmos, dando-lhes o devido reconhecimento profissional, mediante a integração das pessoas agora contratadas e das quais o SNS se encontra carenciado. “Que isto sirva além do momento que estamos a viver e para projetar a importância do SNS enquanto área que a todos protege”.

A terminar, Aires Pereira aproveitou a ocasião e adiantou que, em conjunto com a administração do CHPVVC, se encontra “já definido o projeto da 2ª e 3ª fase [de reabilitação das instalações ] para podermos ter condições de atendimento que consigam dar resposta à importância que tem um serviço como este numa região com mais de 170 mil pessoas e que sozinha tem capacidade para prestar um magnífico serviço de saúde”.

O Presidente do CHPVVC, José Gaspar Pais, destacou a colaboração da autarquia poveira no desenvolvimento da unidade hospitalar, sobretudo naquilo que é disponibilização de área, com a cedência de edificado, para aumentar a capacidade de resposta. “Somos um Hospital amarrado a um colete de forças. Temos crescido muito, mas não temos espaço para crescer. Sem esse protocolo qualquer projeto não seria viável”.

O Presidente do CHPVVC salientou o facto de trabalhar com “profissionais fantásticos“, atualmente ainda limitados no exercício da medicina pela falta de instalações ao nível que os utentes e os profissionais merecem”. O edifício cedido pela autarquia está a ser usado no combate à Covid-19 e, em breve, irá permitir alargar o serviço de urgência com deslocação de serviços para o novo edifício.

Por sua vez, a Enfermeira Diretora, Isabel Rocha, homenageada pelos colegas nesta iniciativa, aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho de todos os profissionais desde oinício da pandemia até à data. “Fizeram um trabalho extraordinário. Tivemos que transformar todos os serviços do Hospital para dar resposta a esta pandemia e estivemos à altura, fomos postos à prova, o que conseguimos com a ajuda da Câmara Municipal. Todos os profissionais aderiram, foram mobilizados, trocaram de serviço, trocaram de horário, aquilo que era a rotina do seu dia foi completamente alterada. Fizeram questão de estar na linha da frente e honrar mais ainda a nossa missão – cuidar – e, de facto, acabou por dar visibilidade ao trabalho dos enfermeiros, integrados numa equipa, em que todos são fundamentais, desde médicos, auxiliares e área administrativa”.

Fonte e Imagens: Município da Póvoa de Varzim

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.