11 de maio: apresentação e abertura de candidaturas do Festival de Cinema Jovem

Cinema | Festival YMotion de Famalicão prestes a iniciar edição 2020

Cinema | Festival YMotion de Famalicão prestes a iniciar edição 2020

Pub

 

 

Em 2020, os jovens cineastas portugueses podem voltar a contar com o Ymotion para premiar o seu talento e a criatividade das suas curtas.

O período de inscrições para o Festival de Cinema Jovem de Famalicão abre na próxima segunda-feira, dia 11 de maio. A sexta edição do festival será apresentada ao público, nesse dia, a partir das 17h00 com uma conversa online que será transmitida em direto, a partir do Facebook do Ymotion, bem como do Município de Famalicão, promotor do evento, desde 2015, através do pelouro da Juventude de Famalicão. Esta apresentação contará com a presença da vereadora da Juventude da autarquia famalicense, Sofia Machado Fernandes, do argumentista e presidente do júri do Ymotion, Tiago R. Santos, e do comissário do festival, Rui Pedro Tendinha.

Este ano, e devido ao atual contexto provocado pela pandemia de Covid-19, o Ymotion sofrerá alguns ajustes, mas sem nunca perder o seu principal objetivo: premiar o que de melhor se faz em Portugal na área do cinema jovem.

Ao todo serão oito os prémios atribuídos pelo festival, com natural destaque para o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2.500,00 euros, que será entregue à melhor curta a concurso.

O Ymotion volta assim, num ano que ficará para a história, a distinguir as melhores curtas-metragens produzidas por jovens com idades compreendidas entre os 12 os 35 anos. As curtas-metragens a concurso deverão ter uma duração máxima de 20 minutos e poderão ser submetidas até ao dia 6 de outubro.

Para lá da competição, o Ymotion vai também promover um ciclo formativo online que decorrerá de 12 a 22 de maio, nas páginas de Facebook da Juventude de Famalicão e do Ymotion.

A fase final do Ymotion decorrerá de 2 a 7 de novembro, com a atribuição dos vencedores e com a realização da mostraNovíssimo Cinema Português”, a cargo do crítico de cinema Rui Pedro Tendinha. Na edição transata, o grande vencedor foi o filme Filomena de Pedro Cabeleira.

Fonte e Imagem: CM VNF

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.