Catarina Pereira (Centro Social de Calendário): A imagem dos familiares aconchega o coração dos nossos residentes

Séniores | Famalicão oferece tablets a todos os lares do concelho

Séniores | Famalicão oferece tablets a todos os lares do concelho

 

 

Famalicão vai oferecer tablets a todos os lares do concelho para facilitar a comunicação entre os idosos e os seus familiares através de videochamadas.

A este propósito, a diretora do Centro Social de Calendário, Catarina Pereira, salientou que “a imagem dos familiares não consegue substituir o poder de um abraço apertado ou de um beijo repenicado, não apaga as saudades, mas aconchega o coração dos nossos residentes.”

Feliz com a ação do município famalicense, a responsável pelo lar situado na freguesia mais populosa da Cidade, acrescentaria ainda ser este “um apoio que terá um impacto enorme no quotidiano dos idosos“. Agora, as novas tecnologias são, para eles, uma realidade apaixonante na relação com a família.”

Ao todo, são 23 equipamentos que implicam um investimento municipal de cerca de 2.500 euros e que vão ser distribuídos por todas as instituições ao longo desta semana.

O apoio municipal surge no seguimento das medidas de segurança e proteção implementadas pelas entidades de saúde no contexto da pandemia de Covid-19. Por ora, não são permitidas as visitas presenciais de familiares e amigos aos idosos residentes nos lares, devendo as mesmas continuar previsivelmente condicionadas no futuro.

“Para evitar um isolamento ainda maior e a solidão decidimos oferecer este pequeno contributo municipal que irá permitir uma maior aproximação entre os nossos seniores e os seus familiares. Sabemos o quanto é importante manter as comunicações e as relações com o exterior e sabemos que as videochamadas são muitas vezes realizadas através de equipamentos pessoais dos funcionários”, explica o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

Obs: artigo editado corrigindo valor do investimento efetuado pelo Município de Famalicão.

Fonte e Imagem: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.