Em 2020, mais do que nunca, ‘Salva vidas: lava as tuas mãos’

Saúde | Amigos da Montanha de Barcelos fabricam sabão caseiro em Dia Mundial da Higienização das Mãos

Saúde | Amigos da Montanha de Barcelos fabricam sabão caseiro em Dia Mundial da Higienização das Mãos

Pub

 

 

Assinala-se esta terça-feira, 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, promovido anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para lá disso, em tempos de pandemia lavar as mãos faz a diferença. Aliás, pode mesmo afirmar-se que nunca terá feito tanto sentido assinalar esta data. Por isso, os Amigos da Montanha, de Barcelos, lançam o desafio de produzirmos o sabão para consumo próprio.

Especialmente dirigida aos mais novos, com o intuito de alertar para a problemática, mas também com o intuito de criar hábitos de consumo, a produção de um sabão caseiro é uma atividade siples e divertida para fazer em família, mais a mais num tempo em que tantos estão com os filhos em casa.

O sabão caseiro é muito especial. Para lá de ajudar a prevenir a Covid-19, é um produto de economia circular doméstica. Mesmo em tempo de pandemia temos de proteger o nosso planeta.

Vamos fazer sabão

Em tempos de pandemia lavar as mãos faz a diferença! Por isso, o nosso desafio de hoje é fazeres o teu próprio sabão. Este sabão é muito especial. Para além de ajudar a prevenir o COVID-19, é um produto de economia circular doméstica. Mesmo em tempo de pandemia temos de proteger o nosso planeta. 🌍⚠️Muita atenção: vais precisar da ajuda de um adulto para fazeres esta experiência.Sabe mais em http://bit.ly/am_exp#ficaemcasa

Publicado por BiodiverCidade – Amigos da Montanha em Sábado, 25 de abril de 2020

Em 2020, mais do que nunca, Salva vidas: lava as tuas mãos

Este ano, 2020, o tema da campanha “Salva vidas: Lava as tuas mãos” (Save lives: Clean Your Hands) está alinhada com o “Ano dos Enfermeiros e Parteiras” e tem como objetivo reconhecer o papel dos enfermeiros na prevenção e controlo de infeção.

No contexto de pandemia de Covid-19 como aquele em que se vive atualmente, a higiene das mãos tem um papel especialmente relevante.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), associa-se às comemorações dando ênfase à higiene das mãos integrada no conjunto das precauções básicas de controlo de infeção como uma medida de continuidade, quer em época de pandemia, quer depois da mesma, como um legado comportamental positivo.

Na comemoração da data, a DGS vai divulgar informação que realça o papel relevante dos enfermeiros e ouros profissionais de saúde das restantes precauções básicas de controlo de infeção.

  • Enfermeiros: «Cuidados limpos e seguros começam por si»
  • Enfermeiros de Saúde Materna e Obstétrica: «As suas mãos fazem toda a diferença para mães e bebés»
  • Profissionais de Saúde: «Cuidados limpos estão nas vossas mãos»
  • Gestores da Unidade de Saúde: «Aumentar a dotação de profissionais de saúde para prevenir infeções e melhorar a qualidade dos cuidados»
  • Doentes e famílias: «Cuidados seguros para si, consigo»

Fontes: Amigos da Montanha, SNS; Imagens: (0) AM, (1) SNS

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.