FC Famalicão regressa ao trabalho após quarentena de Covid-19

FC Famalicão regressa ao trabalho após quarentena de Covid-19

Pub

 

 

A bola é a bola e o futebol desporto-rei, em especial em Famalicão, cidade que se orgulha de ter uma das massas de adeptos mais entusiásticas da nação. Cumprido, com rigor, o confinamento social decretado pelas autoridades de saúde face à pandemia de Covid-19, a equipa principal do Futebol Clube de Famalicão voltou aos treinos esta segunda-feira, 27 de abril.

O clube de futebol de Vila Nova de Famalicão volta agora ao ativo, porque existe um “total compromisso de que são garantidas todas as condições de higiene e segurança no recinto desportivo a jogadores, treinadores e elementos do staff“, mas também porque a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está a preparar um plano gradual de regresso à atividade.

“O objetivo da FPF é assegurar que o regresso será efetuado no momento adequado, de acordo com as regras estipuladas e garantindo a segurança de todos os intervenientes, desde logo os jogadores, os treinadores, e os staffs clínicos e logísticos de apoio direto às equipas, mas estendendo-se aos restantes intervenientes em treinos, jogos e deslocações”.

No regresso ao ativo, logo que o Campeonato Nacional seja reiniciado, o FC Famalicão irá defrontar o FC Porto, em jogo da jornada número 25. Nos últimos jogos, deslocou-se ao Belenenses, com quem empatou 0-0, e defrontou o Sporting, no seu estádio, tendo vencido por 3-1. São resultados como este que os fãs – sócios e simpatizantes – mais anseiam.

Esta decisão, que ajuda a libertar de alguma ansiedade membros do clube e seguidores, após longo período de inatividade, encontra-se legitimada pelo decreto-lei n.º 2-B/2020, que no Anexo I abre a exceção às “atividades desportivas dos praticantes desportivos profissionais em contexto de treino”.

Em acordo com o cumprimento de todas as recomendações, “jogadores, equipa técnica e staff foram submetidos a testes serológicos para avaliação da resposta imunitária ao novo coronavírus, por laboratório externo e certificado, garantindo que os mesmos podem retomar a atividade desportiva com toda a segurança”.

O Futebol Clube de Famalicão estabeleceu ainda várias normas fundamentais para um eficaz regresso aos treinos. “Todos os espaços do Estádio Municipal foram e serão devidamente sujeitos a higienização de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, estando ainda salvaguardada a utilização de equipamento de proteção individual e o distanciamento social entre todos os elementos”.

“A primeira fase irá contemplar a divisão do plantel em grupos reduzidos, que vão utilizar percursos abertos para o acesso aos relvados do Estádio Municipal”. O clube irá disponibilizar todo o material de treino individual para uso exclusivo por cada jogador, no qual se inclui equipamentos, bolas e garrafas para a indispensável hidratação do atleta.

Será, ainda, “mantida uma monitorização individual e diária” dos sintomas de todos os elementos, bem como uma avaliação da temperatura à chegada das instalações do Clube.

“As medidas referidas anteriormente obedecem às recomendações das autoridades de saúde”, com o firme propósito de assegurar que são cumpridos todos os procedimentos sugeridos no combate ao contágio da Covid-19.

Fontes: FCF, FPF; Imagens: FCF

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Desporto

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.