Sandra Pimenta: Não se compreende a inércia das entidades locais

Ambiente | PAN Famalicão denuncia atentados ambientais no rio Pelhe

Ambiente | PAN Famalicão denuncia atentados ambientais no rio Pelhe

 

 

No seguimento de várias denúncias que chegaram ao núcleo de Famalicão do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, por parte de cidadãos famalicenses, relativas ao estado de poluição em que se encontrava o rio Pelhe no passado sábado, 25 de abril, a Comissão Política Concelhia do PAN Famalicão apresentou queixa junto do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR. Esta é a entidade a quem compete zelar pelo cumprimento das  disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do meio ambiente, em geral, bem como investigar e reprimir os respetivos ilícitos.

A conservação e proteção do rio Pelhe tem sido uma das preocupações da Concelhia Política do PAN que, por várias vezes, já alertou e denunciou para os constantes atentados ambientais de que o mesmo tem sido alvo. O local sinalizado este sábado, em Esmeriz, tem sido alvo de descargas ilegais, confirmadas pelo próprio SEPNA, que em resposta à denúncia do PAN Famalicão, a 30 de setembro de 2019, confirmou que “após diversas diligências realizadas aos locais visados (S. Marçal, em Esmeriz, e Barrimau, em Calendário) em dias e horários diferenciados, foi possível verificar a existência de indícios de descargas de águas residuais para o rio Pelhe, não tendo sido possível identificar de forma cabal o autor de tais descargas”.

” Também a 25 de novembro de 2019, alertamos, junto dos serviços camarários [C. M. de Vila Nova de Famalicão], para o estado do rio na travessia do campo da Feira [da cidade]. “Não se compreende a inércia das entidades locais perante estas situações e consequente falta de medidas estruturantes que visem a recuperação e a proteção deste rio famalicense”, lamenta Sandra Pimenta da Concelhia Política do PAN Famalicão.

Até ao momento, relativamente às denúncias anteriores, “o PAN Famalicão não recebeu qualquer resposta aos ofícios enviados para as juntas de freguesia de Esmeriz e de Famalicão, bem como para o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal. Não obstante, o PAN Famalicão, através de novo ofício, voltou a questionar a Câmara Municipal, no âmbito do novo atentado ambiental verificado no último sábado, 25 de abril.

 

Fonte e Imagens: PAN

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Categories: Política

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.