Psicóloga Sara Brandão é convidada de Rafael Pinto

Bem-estar | PAN – Braga promove debate online sobre Saúde Mental

Bem-estar | PAN – Braga promove debate online sobre Saúde Mental

 

O núcleo de Braga do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai realizar uma palestra digital subordinada ao tema “Saúde Mental em Isolamento“. O evento decorrerá em direto na página de Facebook do PAN Braga, na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, às 18h30h. A palestra contará com a participação de Sara Brandão (psicóloga) e com a moderação do porta-voz distrital, Rafael Pinto.

Nesta DigitalTalk, o PAN propõe-se abordar os impactos que a pandemia e o isolamento podem ter na nossa saúde mental e dos maiores grupos de risco, em particular, sem esquecer a análise do impacto da quarentena sobre a saúde mental, desenvolvimento e percurso escolar das crianças. Serão ainda analisadas técnicas que ajudem a lidar com o stress.

“Os problemas de saúde mental continuam a ser um assunto tabu. No entanto, afetam cada vez mais portugueses e a situação que vivemos atualmente pode aumentar a  sua incidência.  O objetivo deste evento é perceber o impacto que a pandemia e o isolamento social podem ter no aumento destes problemas e eventuais medidas a adotar para o combater enquanto sociedade e ao nível individual, para os mitigar”, salienta Rafael Pinto, o moderador e atual porta-voz distrital do partido.

Recentemente, o PAN consegiu fazer aprovar, no Orçamento de Estado 2020, a isenção do pagamento de IVA para psicólogos.

Entre outras medidas do seu programa de intervenção política do partido constam ainda outras medidas específicas para a saúde mental e em que os psicólogos e a psicologia desempenham e ocupam papel relevante:

  • Contratar 200 Psicólogos para os Cuidados de Saúde Primários na próxima legislatura;
  • Reforçar o papel e a relevância dos primeiros socorros psicológicos, enquanto parte dos cuidados básicos de Saúde, de modo a que possa existir um apoio psicológico de primeira linha para cidadãos afectados por acontecimentos de crise;
  • Garantir a existência contínua de Psicólogos nos contextos educativos através da alteração do modelo de contratação “anual” para um modelo que garanta a presença permanente de Psicólogos através de uma carreira especial e reforçar, em 150, o número de Psicólogos nos agrupamentos e escolas públicas;
  • Garantir a existência contínua de Psicólogos nos serviços prisionais, alterando o modelo de contratação via prestação de serviços para um modelo que garanta a presença contínua de Psicólogos e contratar 60 Psicólogos para os Serviços Prisionais;
  • Desenvolver campanhas de sensibilização que aumentem a literacia da população na área da saúde mental, com especial ênfase nos temas da depressão e ansiedade.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Categories: Política, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.