Luis Sepúlveda não resiste a dois meses de luta contra Covid

Luis Sepúlveda não resiste a dois meses de luta contra Covid

Pub

 

 

Luis Sepúlveda não resistiu à infecção pela Covid-19. Dois meses depois de ter sido infectado com o Coronavírus, o escritor chileno morreu no Hospital Universitário das Astúrias, em Oviedo, Espanha, onde se encontrava internado, cerca de 2 meses depois de ter passado pela Póvoa de Varzim onde participou no festival literário Correntes d’Escritas.

Autor de livros muito populares entre público intelectual (mas não só)

O autor de obras como “As Rosas de Atacama” e “O Velho que Lia Romances de Amor” tinha 70 anos. Este último livro deu origem a um filme de Rolf de Heer.

Chileno com uma ‘vida profundamente vermelha’

Luis Sepúlveda Calfucura nasceu na cidade chilena de Ovalle a 4 de Outubro de 1949. Filho de um militante comunista e de um enfermeira de origem mapuche, o escritor nasceu aquando da fuga dos seus pais à polícia, motivado pela não aceitação do casamento pelo seu avô.

Auto-descrito como “profundamente vermelho“, Luis Sepúlveda começou a militar na Juventude Comunista da Chile aos 15 anos. O seu primeiro livro, uma colectânea de poemas foi publicado dois anos depois. Esta obra viria a abrir portas para a sua carreira no jornalismo, quando um repórter do Clarín o contratou como redactor policial.

A morte de Luis Sepúlveda em Espanha, seu país de adoção

Em 1969 publicou o seu primeiro conjunto de contos, “As Crónicas de Pedro Nadie“. Devido à sua atividade política, o golpe militar de Augusto Pinochet, em 1974, conduziu à sua detenção. Em 1977, a pena de 28 anos de prisão foi comutada para oito anos de exílio. A deambulação por diversos países acabaria em 1997, ano no qual se estabeleceu no concelho asturiano de Gijón. Sepúlveda, agora falecido devido à inesperada pandemia de Covid-19, foi um dos fundadores do Salão do Livro Iberoamericano de Gijón, celebrado todos os anos na segunda semana de Maio.


Imagem: DR


wook - livros - livraria - online - literatura - poesia - livros técnicos - romance - teatro - história - direito - ciência - gastronomia - sociologia - medicina - nutrição - nutricionismo -

contacto visual - webdesign - internet - online - websites - esposende - portugal - homepages - web apps - serviços informáticos

Facebook meu amor

Prenda mais, Morro por ti: as mulheres decotam-se empinam peitos

Colaboradores de VILA NOVA Online

Donativos a VILA NOVA Online

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Cultura, Obituário, Pandemia

Acerca do Autor

Pedro Maia Martins

Esposendense de nascimento, barcelense de criação e conimbricense por hábito. Licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Colaborou no passado com o Jornal Universitário de Coimbra - a Cabra e com a Revista Via Latina - Ad Libitum. Foi o último editor de País e Mundo do referido jornal. Colabora neste no momento com a Vila Nova Online e a Revista Bica.

Comente este artigo

Only registered users can comment.