Em simultâneo, centro de investigação de Braga desenvolve testes de diagnóstico e rastreio
Saúde | INL fabrica viseiras de proteção para doar a instituições de Portugal e Espanha

Pub
O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, laboratório de investigação, com sede em Braga, cujo principal objectivo é utilizar a nanotecnologia e a nanociência para dar resposta aos principais desafios da sociedade, está neste momento a utilizar os seus equipamentos de corte a laser para produzir viseiras de proteção para combater a Covid-19. Objetivo: oferta a várias instituições públicas e sociais de Portugal e de Espanha.
Já esta semana, está a ser distribuído um primeiro lote de 1200 unidades para: Hospital de Braga, Hospital de Guimarães, Azylo de São José (Braga), Bombeiros Voluntários de Braga, Projeto Homem – Braga, Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana, Hospital de Vigo (Vigo, Espanha) e Lar das Esclavas de La Virgen Dolorosa (Pontevedra, Espanha).
O desenho da máscara, em policarbonato, resulta da última de três adaptações feitas pelo INL para ser simples de fabricar, montar, e desinfetar, tendo também sido feito um vídeo legendado em Português, Espanhol e Inglês, com as instruções de montagem das viseiras, que são entregues desmontadas e já desinfetadas.
Nas próximas semanas, o INL vai manter a produção de viseiras, a uma média de 500 unidades por dia, para doar a instituições com maiores necessidades de proteção pessoal contra o novo coronavírus.
Tendo em conta que o INL é um laboratório criado por iniciativa de Portugal e de Espanha, estão a ser consideradas instituições de ambos os países como destinatárias das viseiras de proteção, com uma atenção particular ao concelho de Braga – onde o INL tem a sua sede – e também por ser aquele que apresenta o sexto maior número absoluto de pessoas infetadas com a COVID-19 em Portugal (dados de 13 de Abril).
Para além desta ação, o INL está a proceder à validação de testes para a deteção da infeção pelo novo coronavírus em cerca de 30 minutos com recurso a uma gota de sangue, em colaboração com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, tendo também submetido um projeto internacional de investigação para o desenvolvimento de um kit de diagnóstico rápido da doença em resposta ao apelo lançado pela União Europeia.
Fonte e Imagem: INL
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.
*
Pub
About Author
Related Articles

Propostas elegíveis podem ser escolhidas entre 7 e 21 de fevereiro
Comunidade | Orçamento Participativo de Barcelos entra em votação

Vila Nova de Famalicão
Viver | Famalicão cria novas áreas de reabilitação urbana em Joane e no eixo Bairro – Delães

‘Benefício para toda a comunidade’
Direito | Antiga Casa de Magistrados passa a Delegação da Ordem dos Advogados em Vila Nova de Famalicão

Equipamento facilitador de comunicação deverá ser comercializado a cerca de 5,00 euros
Saúde | Máscara para utilizadores com dificuldade de audição produzida pela Elastoni de Famalicão

Contributo de turistas e consumidores em geral ajudará a garantir um país mais seguro para todos
Turismo | Turismo de Portugal lança Plataforma Clean & Safe

Aludec beneficia de Regime de Incentivos do Município de Viana do Castelo
Indústria | Investimento em unidade de componentes automóveis deverá gerar 70 novos postos de trabalho
Write a Comment
Only registered users can comment.