Museu do Traje, Monte de santa Luzia e filigrana vianense também distinguidos

Romaria | Senhora da Agonia de Viana do Castelo distinguida com prémio 5 Estrelas – Regiões

Romaria | Senhora da Agonia de Viana do Castelo distinguida com prémio 5 Estrelas – Regiões

Pub

 

 

A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, de Viana do Castelo, foi vencedora do “Prémio Cinco Estrelas Regiões 2020” na categoria Festas/ Feiras/ Romarias. O prémio distinguiu ainda outros ícones vianenses, como o Museu do Traje, na categoria Museus, o Monte de Santa Luzia, na categoria Reservas/ Paisagens/ Barragens, e a Filigrana, na categoria Artesanato.

A 3ª edição do Prémio distinguiu os principais recursos patrimoniais dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Porto, tendo sido distinguidos 106 ícones regionais de interesse nacional em todo o país.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões tem como objetivo reconhecer instituições e empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional e identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de recursos naturais, gastronomia e vinhos, arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas, entre outros ícones de referência e interesse nacional.

O principal destaque vai para a distinção atribuída à Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, festividades que são o orgulho das gentes da terra e de todos os apaixonados pelas tradições mais genuínas e populares. “Pelo traje à vianesa, pelas belas mordomas carregadas de ouro, pelo arraial espontâneo, pelo folclore, pelos cabeçudos e gigantones ao som dos Zés P’reiras e pelo mar. Uma festa que se iniciou com a devoção dos pescadores à sua padroeira, que os protege e abençoa, e que rapidamente passou a ser sentida por todo o concelho, faz-se ainda hoje com as inconfundíveis e centenárias procissões e cortejos, o emblemático fogo-de-artifício e a característica animação popular e espontânea, noite e dia, pelas ruas, avenidas e praças de Viana do Castelo”, pode ler-se na página oficial do Prémio.

Fonte: Município de Viana do Castelo; Imagem: (0) Senhora da Agonia, (1) Romaria d’ Agonia

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.