+Cidadania estendido ao ensino pré-escolar

Ensino | Braga mantém atividades de enriquecimento curricular através das plataformas digitais

Ensino | Braga mantém atividades de enriquecimento curricular através das plataformas digitais

Pub

 

 

Braga vai manter em funcionamento o Programa Municipal de Enriquecimento Curricular previsto para este ano lectivo. As actividades serão orientadas remotamente e realizadas em tempo real através de canais digitais.

Com o país em situação de Emergência Nacional perante o contexto de pandemia, o Município de Braga considerou fundamentado dar continuidade ao desenvolvimento deste programa, reforçando o impacto das actividades oferecidas no enriquecimento do currículo e, acima de tudo, no desenvolvimento integral dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O programa, estabelecido com oito entidades executoras, envolve 201 técnicos de actividades extracurriculares (AEC) ligados ao desporto, às artes, à ciência e tecnologia, que proporcionam a 4.823 alunos actividades tão diversificadas como dança, patinagem, yoga, ginástica, canto, expressão musical, expressão artística, ciências experimentais, programação e robótica.

Perante as circunstâncias actuais, o Município bracarense uniu esforços no sentido de procurar soluções que sirvam toda a comunidade escolar. “Procuramos dar respostas para a continuidade da promoção escolar, adequando as metodologias, replanificando e produzindo instrumentos diversificados e digitais em parceria com diferentes entidades”, explica a vereadora da Educação, Lídia Dias.

Além do enriquecimento curricular dos alunos, o principal objectivo é o de promover actividades lúdicas, recreativas e de bem-estar, numa tentativa de fomentar o seu desenvolvimento em contexto familiar.

Todas as actividades serão orientadas remotamente e realizadas em tempo real através de ferramentas digitais de grupo (como a plataforma Zoom, infelizmente notabilizada por múltiplos artigos de imprensa dada a sua falta de cuidado com a privacidade dos seus utilizadores, nomeadamente do New York Times e do Público nos últimos dias), do Youtube e em outros contextos online. Os materiais resultam de um trabalho em equipa e de permanente articulação envolvendo técnicos AEC, direcções dos Agrupamentos de Escolas, coordenadores e professores titulares de turma.

Alunos e professores têm à disposição online os seguintes conteúdos:

·      Canal Youtube: Tempos Brilhantes (NutriSer, Educ’Arte, Eco-English)

·      Plataforma ZOOM

Terça-feira e Quinta-feira – 16h30m // ID da reunião: 486-190-2360 // Senha da reunião: dança

Plataforma +Cidadania alargada ao Pré-Escolar

A exemplo de outros municípios, a autarquia bracarense vai alargar a plataforma +Cidadania às crianças do pré-escolar. A +Cidadania é uma plataforma dirigida aos alunos do 1.º Ciclo do ensino básico, disponibilizada pelo Município de Braga em parceria com a Lusoinfo Multimédia desde o ano lectivo 2016/2017.

Para a vereadora da Educação, Lídia Dias “a utilização da plataforma tem-se revelado uma mais-valia no progresso da educação para a cidadania e um recurso didáctico recorrente nas salas de aula”.

“Os utilizadores têm acesso a uma panóplia de actividades que despertam a curiosidade e potenciam as dinâmicas de grupo e a interacção com a família. Trata-se de um valioso instrumento de trabalho no quotidiano das comunidades escolares e achamos que seria fundamental alargar esta plataforma ao ensino Pré-Escolar”, explica Lídia Dias.

A plataforma +Cidadania oferece ferramentas de suporte inovadoras, promovendo um espaço de aprendizagem on-line seguro, criativo e interactivo, de partilha de ideias e experiências educativas e pedagógicas, concursos e olimpíadas.

O encarregado de educação pode efectuar o registo na plataforma +Cidadania através da hiperligação FicaEmCasa.

Nesta plataforma terá acesso a diversas aplicações (disponíveis apenas para android) com conteúdos de ‘Português’, ‘Matemática’ e ‘Mundo’. Após o download, deverão ser utilizadas as seguintes credenciais de acesso:

·      utilizador:lusoinfo@ficaemcasa.pt

·      palavra-passe: 123456

Fonte e Imagens: Município de Braga, Público e New York Times, Imagem: (0, 1) Município de Braga, (2) LusoInfo

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

Como qualquer outra, a Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.