Pub
O CITEVE – Centro de Tecnologia Têxtil, de Vila Nova de Famalicão, através do seu diretor Braz Costa, deu a conhecer ao final desta quarta-feira, 8 de abril, diversas listas com produtos aprovados para a confeção de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e empresas aprovadas para a sua produção. “Tudo feito em Portugal, testado e já com aprovação das autoridades de saúde para ser utilizado no combate à pandemia”, salienta o T-Jornal, publicação especializada do setor e que é propriedade da ATP – Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal.
A Indústria Têxtil e do Vestuário portuguesa aproveita assim para lançar bases para fornecer Portugal e a Europa nestas necessidades, num momento em que o nosso é o único país europeu a manter a produção industrial de forma integrada e com todas as componentes ativas.
Desde há três semanas que o CITEVE – em articulação com os ministérios da Economia e da Saúde – foi em busca de soluções na ITV portuguesa e tem em funcionamento permanente equipas dedicadas às análises laboratoriais e de engenharia no apoio às empresas que apostem na produção deste tipo de materiais e equipamentos e para isso queiram adaptar as suas linhas de produção. “Analisamos mais de 200 materiais e fomos e contactados por mais de 400 empresas”, assinala o diretor geral Braz Costa em mensagem vídeo publicada no site do centro de investigação, em que explica o que está a ser feito.
Quanto a matérias-primas, podem ser encontradas em empresas como Endutex, Herculano & Pimenta, LMA ou Plastofo, enquanto fabricantes como a Temasa – Têxtil do Marco S.A, Unifardas, Clothe, Oasipor, ou Quotidianediversity, empresas referenciados como produtores de equipamentos já testados e com chancela de aprovação pelo Infarmed.
A par da “Lista de Materiais Aprovados” e da “Lista de Produtos Aprovados”, o CITEVE está também a disponibilizar e a atualizar em permanência informação e as fichas técnicas relativas ao fabrico de cada um dos itens. Depois de fardamentos, vestuário para doentes, artigos de cama e higienização, ao final dia de ontem foram publicadas na homepage do Centro Tecnológico as fichas técnicas para o fabrico de “Máscaras Cirúrgicas Descartáveis-Tipo I”, destinadas a uso médico e hospitalar. Neste momento encontra-se por atualizar a informação relativa à produção de “Máscaras Reutilizáveis”, aquelas que muito provavelmente toda a população deverá ter que utilizar nos tempos que se avizinham.
Fontes: Citeve, Jornal T; Imagens: (0) Citeve (1) EVG Photos
VILA NOVA, ler o mundo no dia a dia
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
Como qualquer outra, a Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Conte connosco, nós contamos consigo.
MbWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.