Aprender de forma lúdica durante a quarentena

BiodiverCidade | Amigos da Montanha propõem atividades científicas e ambientais para descobrir em casa

BiodiverCidade | Amigos da Montanha propõem atividades científicas e ambientais para descobrir em casa

Pub

 

Numa altura em que os dias estão diferentes e é imperativo ficar por casa, os Amigos da Montanha, de Barcelos, propõem atividades científicas e ambientais para fazer em família. No âmbito do projeto BiodiverCidade e da atividade ambiental que desenvolve, a associação sugere experiências e jogos que permitem descobertas sobre a natureza e a interpretação e aprendizagem dos conteúdos científicos e ambientais, em família, de uma forma fácil, lúdica e prática.

A interpretação e aprendizagem dos conteúdos científicos e ambientais abordados nas experiências vai ser muito fácil. As atividades são adequadas para crianças entre os 5 e 14 anos e devem ser sempre realizadas na companhia de adultos.

Serão abordados três tipos de atividades:

– Científicas: o objetivo principal é explorar a ciência do quotidiano e o desafio é transformar a cozinha num laboratório para desvendar alguns mistérios da ciência;

– Bio-bricolage: A pressão urbana exercida nos ecossistemas é notável e umas das principais ameaças à biodiversidade é, sem dúvida, a destruição de habitat. Nesse sentido, criamos algumas atividades na área de “Bio-bricolage” que têm como finalidade a promoção da biodiversidade nos espaços urbanos. Vamos tornar as nossas janelas, varandas e jardins autênticos oásis para a biodiversidade urbana; e

– Criativas: o objetivo destas atividades é despertar o interesse pela ciência, apelando à criatividade de cada um. Os conceitos de ecologia e biologia vão ser muito mais apelativos e intuitivos depois destas atividades.

Além da apresentação das trinta atividades propostas, sugerindo uma aventura em cada dia, são realizadas fichas de trabalho e de acompanhamento, disponíveis para download em www.amigosdamontanha.com. As experiências estão disponíveis no website da associação e através das redes sociais dos Amigos da Montanha.

Fonte: Amigos da Montanha; Imagens: (0, 1, 3) Amigos da Montanha, (2) BiodiverCidade

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.