José Macedo

Covid-19 | Tempo é coisa que não temos Sr. Presidente da República e Sr. Primeiro Ministro

Covid-19 | Tempo é coisa que não temos Sr. Presidente da República e Sr. Primeiro Ministro

Pub

 

 

Acho surreal, e vou-me repetir SURREAL, que para se declarar um Estado de Emergência Nacional seja necessário esperar 3 dias. Recorda-me o dia em que decretaram o encerramento das Escolas, que, decidido numa quinta feira, só poderia ser feito na segunda feira seguinte.

Afinal que país temos nós, e estamos a ser governados por quem? Há alturas na vida em que precisamos mesmo  “Tê-los no sitio”, desculpem-me a gíria popular, sem querer ser mal educado, mas não há outro sentimento que me permita ser mais eloquente. Um processo de decisão sobre este assunto, não tem dias, tem no máximo HORAS para se decidir!

O nível de infetados em Portugal continua a subir de dia para dia, as expetativas dos organismos de saúde não são as melhores quando ao seu crescimento exponencial, e nós continuamos a reagir TARDIAMENTE E REATIVAMENTE!

Os nossos doentes,  o nosso pessoal da saúde, o nosso sistema de saúde, os nossos hospitais, as nossa forças policiais, NÃO TÊM TEMPO! Quanto mais tempo desperdiçarmos pior será. Já cometemos o erro de não atuar preventivamente, de esperarmos em demasia que o Covid-19, chegasse a Portugal. está na altura de sermos EFICIENTES!

Assistimos desde janeiro, a uma pandemia que nos assola por todo o mundo, assistimos aos nossos países vizinhos a serem atacados por esta estirpe, como o caso Italiano e o caso Espanhol, e mais uma vez, somos o “cantinho” da Europa. Os últimos a reagir em tudo, desde a Economia, Educação e acabando no mais importante na Saúde.

Vemos os Governos Regionais da Madeira e dos Açores a serem mais pro ativos que o próprio Governo, as Autarquias Municipais a tomarem medidas extremas de prevenção, e nós como Governo continuamos a ser um “arrastão”.

Esqueçam a “obsessão partidária”, esqueçam o risco político. ATUEM! Há uns dias no Parlamento todos os partidos mostraram solidariedade com o Governo nesta questão, desejando inclusive “Boa Sorte” e pedindo para se ter “Coragem Politica”, pois bem, que assim seja. GOVERNAR não é só GERIR, é saber atuar, cuidando do mais importante, dos PORTUGUESES! Um Estado que se auto intitula de SOCIAL, tem de ser, não só parecer!

Os PORTUGUESES ESTAO DISPOSTOS ABDICAR DA SUA LIBERDADE, como já o demonstraram este fim de semana, esperando que assim continuem. Usando e abusando das medidas de contingência impostas, isto na sua maioria.

O mínimo que poderão esperar de quem os GOVERNA, é que se libertem do MEDO E DO POSSÍVEL DANO COLATERAL Político das suas decisões.

Um bom POLÍTICO, não é aquele que sabe gerir, é sim aquele que sabe atuar de forma pró ativa, em prol do bem comum, em prol da sua população, em prol dos PORTUGUESES, em prol de PORTUGAL!

ATUEM! JÁ! AMANHÃ PODE SER TARDE!

 

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Crónica, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.