Daniel Faria

Espiritualidade | Quaresma: Tempo de detox espiritual

Espiritualidade | Quaresma: Tempo de detox espiritual

Pub

 

 

Logo após o Carnaval, vem a época do Quaresma.

A Quaresma está associada à ideia da interiorização, da renovação e do renascimento.

Trata-se de uma oportunidade privlegiada para se fazer um detox espiritual, aprimorando a conexão com a nossa centelha divina, manifestação do Divino em nós. 

A Quaresma tem o seu início na quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval, compreende os seis domingos seguintes, sendo o último, o domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Em latim, a palavra “Quaresma” significa: quadragesima dies (quadragésimo dia).

Com efeito, quarenta é um numero simbólico muito presente na Bíblia. Simboliza o encorajamento das forças divinas, despertando fé e esperança.

O dilúvio durou quarenta dias na época de Noé (Gênesis 7,4). Moisés jejuou quarenta dias e quarenta noites, para receber a Lei (Êxodo 24:18); quarenta anos durou a viagem do povo judeu do Egito para a Terra prometida (Deuteronómio 8:2-4). Elias passou quarenta dias e quarenta noites a caminhar para o Monte Horeb (1 Reis 19,8). Os habitantes de Nínive fizeram penitência durante quarenta dias para obter o perdão de Deus, na sequência da profecia de Jonaa (Jonas 3:4-5). Jesus foi levado por Maria e José ao Templo, quarenta dias após o seu nascimento, para ser apresentado a Deus no Templo de Jerusalém (Lucas 2:22). Jesus, antes de iniciar a sua vida pública, retirou-se no deserto por quarenta dias e quarenta noites, praticando jejum e meditação (Mateus 4:2 e Lucas 4:1-2). Durante quarenta dias, Jesus ressuscitado manifestou-se junto dos seus discípulos, antes de subir ao Céu e invocar a vinda do Espírito Santo (Atos 1:1-3).

Em 2020, este período situa-se entre o dia 26 de fevereiro e o dia 5 de abril.

Coincidência (ou provavelmente não), o inicio da Quaresma cristã deste ano coincide com os Dias Intercalares da Fé Bahá’í.

Os Dias Intercalares são um período temporal de cinco dias, dedicado á celebração da essência e da unidade da Divino e á expressão dos atributos divinos da bondade, do desprendimento, da generosidade, da solidariedade e do amor.

Tal como os Dias Intercalares, a Quaresma é um tempo favorável à conexão com o Divino que se manifesta na essência mais profunda do nosso ser.

Um tempo de descoberta do Plano Divino para a Criação, a humanidade e para cada um de nós.

Um tempo de introspeção, de conversão do nosso coração e de transmutação.

Um tempo para manifestar a nossa conexão com o Mistério maravilhoso e transcendente, afirmada em todas as culturas e espiritualidades, que nos leva a uma renovação do espírito e a uma abertura das forças que criam e sustentam a vida.

Numa altura em que as alterações climáticas e outras dimensões da crise ecológica assumem uma relevância crescente, sugere-se como desafio desta Quaresma fazer um Jejum pela Criação, de forma a atenuar as ações que degradam a Natureza como manifestação do amor infinitamente criativo de Deus.

 

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Crónica, Sociedade

About Author

Daniel Faria

Nasceu em 1975, em Vila Nova de Famalicão. Licenciado em Sociologia das Organizações pela Universidade do Minho e pós-graduado em Sociologia da Cultura e dos Estilos de Vida pela mesma Instituição. É diplomado pelo Curso Teológico-Pastoral da Universidade Católica Portuguesa. Em 1998 e 1999, trabalhou no Centro Regional da Segurança Social do Norte. Desde 2000, é Técnico Superior no Município de Vila Nova de Famalicão. Valoriza as ciências sociais e humanas e a espiritualidade como meios de aprofundar o (auto)conhecimento, em sintonia com a Natureza e o Universo. Dedica-se a causas de voluntariado. É autor do blogue pracadasideias.blogspot.com e da página Espiritualidade e Liberdade.

Write a Comment

Only registered users can comment.