Entidade realiza mediação de conflitos entre consumidores e agentes económicos

CIAC de Famalicão apoiou cerca de mil consumidores em 2019

CIAC de Famalicão apoiou cerca de mil consumidores em 2019

Pub

 

 

Em 2019, cerca de um milhar de famalicenses recorreu ao Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) do Município de Vila Nova de Famalicão para resolver conflitos de consumo e para se informarem quanto aos seus direitos e deveres enquanto consumidores.

Localizado no Posto do Turismo, na Praça D. Maria II, o CIAC é uma estrutura municipal em funcionamento desde 1991 e presta um serviço personalizado e gratuito de mediação de conflitos entre os consumidores e os agentes económicos, com vista à salvaguarda dos direitos dos consumidores famalicenses e à resolução de litígios de consumo evitando, desta forma, o recurso à via judicial.

Refira-se que destes quase mil pedidos de informação registados em 2019, perto de uma centena são referentes a processos de reclamação, que posteriormente foram mediados e resolvidos em cooperação com os Centros de Arbitragem, mais especificamente com o TRIAVE – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumos do Vale do Ave.

Prestar informações e esclarecimentos sobre questões de consumo; promover a mediação de conflitos entre os consumidores e os agentes económicos, com vista à resolução dos litígios de consumo evitando, desta forma, o recurso à via judicial; receber tratar e encaminhar reclamações dos consumidores para as respetivas entidades competentes; encaminhar reclamações não resolvidas, após tentativa de conciliação, para Arbitragem, nomeadamente para o Tribunal Arbitral do Vale do Ave e promover ações de informação e sensibilização em matéria de consumo junto da população são algumas das principais funções do CIAC de Famalicão.

Recorde-se que este domingo, dia 15 de março, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor.

O CIAC de Famalicão funciona de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, e às sextas, entre as 09h00 e as 12h00.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

Imagem: Município de Famalicão

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.