Decisão alargada a toda a Arquidiocese

Coronavírus | Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga altera programação

Coronavírus | Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga altera programação

Pub

 

 

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga reuniu extraordinariamente, a 10 de março, com o Arcebispo D. Jorge Ortiga, para deliberar sobre o melhor modo de celebrar a Semana Santa.

Perante as recomendações nacionais emanadas do Ministério da Saúde, chegou-se a um conjunto de decisões. Outras orientações, mais de índole pastoral, serão dadas a conhecer amanhã, quinta-feira, 12 de março.

No que concerne às celebrações da Quaresma e Semana Santa, no território sob administração da Arquiocese de Braga, ficou decidido:

1. Ficam canceladas as procissões e os concertos da Quaresma e Semana Santa. A realização das exposições fica ao critério dos organizadores;

2. Manter-se-á o ambiente decorativo nas ruas, assim como a abertura dos calvários. Pede-se aos comerciantes que decorem as suas montras com motivos alusivos a esta quadra;

3. As celebrações litúrgicas [na cidade de Braga] acontecerão dentro da Catedral, com a toda a dignidade e esplendor que as caracterizam. Se as condições exigirem cuidados especiais, não será permitida a participação de fiéis, a não ser os necessários para os serviços litúrgicos. Neste caso, as celebrações serão transmitidas via internet e rádio.

A Arquidiocese de Braga aproveita esta circunstância para solicitar e agradecer a máxima compreensão. “Nunca podemos, nem devemos, cair em alarmismos, mas a ninguém é permitido subestimar a gravidade da situação. A responsabilidade de vencer esta epidemia é de todos e de cada um”, refere-se.

Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, cancela procissão do Senhor dos Passos

No seguimento da decisão da Arquidiocese de Braga, a Irmandade do Senhor dos Santos Passos, de Santa Maria de Oliveira, em Vila Nova de Famalicão, informa que foram canceladas as Procissões do Senhor dos Santos Passos marcadas para sábado e domingo, dias 14 e 15 de março, respetivamente, por forma a fazer cumprir as orientações Direção Geral de Saúde e
arquidiocese de Braga para a Prevenção ao Coronavírus-COVID-19.

Embora lamente esta circunstância, e agradeça “a melhor compreensão pelo sucedido, esta medida corresponde a um esforço conjunto para, num quadro de responsabilidade social e comunitária, contribuir para debelar o problema de saúde pública que afeta o país e define um nível de resposta que pretende minimizar os riscos de transmissão do agente patogénico COVID-19”.

 

Fontes: Arquidiocese de Braga, Irmandade do Senhor dos Santos Passos de Santa Maria de Oliveira

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.