Laborinho Lúcio abre Festival Literário de Guimarães

Literatura | Pedro Abrunhosa e Sérgio Godinho entre os músicos que abrilhantam ‘o som das palavras’ do Húmus 2020

Literatura | Pedro Abrunhosa e Sérgio Godinho entre os músicos que abrilhantam ‘o som das palavras’ do Húmus 2020

Pub

 

 

O som das palavras é o tema da edição deste ano do Húmus – Festival Literário de Guimarães. O pograma conta com a participação de escritores e músicos reconhecidos a nível nacional. Laborinho Lúcio, Pedro Abrunhosa, Kátia Guerreiro, Filipa Melo, Sérgio Godinho, Carlos Tê, Ana Bacalhau e Jimmy P. são alguns dos nomes de referência no programa do Húmus — Festival Literário de Guimarães – que entra na sua 4.ª edição entre os dias 7 e 14 de março. O evento, criado em 2017 para celebrar os 150 anos do nascimento de Raul Brandão, volta-se, este ano, para o som das palavras, tema comum a todas as sessões que compõem a programação.

O ex-ministro da Justiça, Laborinho Lúcio, será o convidado para a iniciativa “Entrevista de Vida” a realizar no sábado, 7 de março, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Raul Brandão. De acordo com o programa seguem ainda as intervenções em mesas de debate com Carlos Tê e Sérgio Godinho (12 de março), Kátia Guerreiro e Filipa Melo (13 de março), Fernando Ribeiro (14 de março) e Pedro Abrunhosa com Pedro Marques Lopes (14 de março).

Em curso está ainda uma ação nas escolas num trabalho de desenvolvimento de escrita criativa com os alunos do ensino secundário, orientado pelo rapper Maze. Entre os dias 9 e 13 de março decorrerá a Semana Concelhia da Leitura nas escolas do concelho do 2.º e 3.º Ciclos, com a abordagem de temas da atualidade pelos convidados Carlão, Ana Bacalhau, Jimmy P., João Só, Mathgurl e Paulo Sousa.

“Temos um espaço aberto na promoção da leitura através das mesas de debate, que nos levam a novas palavras e a novas ideias. Levamos a efeito a iniciativa “A Minha Vida dava um Livro” com exemplos de pessoas que nos convidam à leitura, através de livros que marcaram as suas vidas, num programa preparado para adultos mas também para os alunos das nossas escolas”, explicou a Vereadora da Educação e das Bibliotecas do Município de Guimarães, Adelina Pinto, na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira.

Adelina Pinto destacou a importância do livro e da promoção da leitura, enaltecendo a forte correspondência dos vimaranenses ao sublinhar que a Biblioteca Municipal Raul Brandão, por exemplo, “é cada vez mais frequentada e nunca se leu tanto como hoje”. Guimarães cria desta forma um espaço de promoção contínua da leitura, com várias iniciativas a interligar o Festival Húmus.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO – 7 DE MARÇO
18:00 – Entrevista de Vida a Laborinho Lúcio
Biblioteca Municipal Raul Brandão

21:30 – Concerto | «100 anos de Amália»
Convidados: Patrícia Costa
Biblioteca Municipal Raul Brandão

QUINTA-FEIRA – 12 DE MARÇO
15h00 | Teatro – Biblioteca Municipal Raul Brandão
«Angelina Brandão vem à cidade»
Grupo de Teatro de Nespereira

19h00 | Mesa de debate – Biblioteca Municipal Raul Brandão
«Escrevo como canto»
Convidados: Carlos Tê e Sérgio Godinho

21h30 | Plataforma das Artes
«A Minha Vida dava um Livro»
Apresentação: Fernando Alvim
Personalidades vimaranenses são convidadas a partilharem experiências e histórias cativantes através de um Livro que marcou a sua vida, ou de algum momento da sua história que dava um bom livro!
CONVIDADOS: Ivo Martins, Tio Óscar, Miguel Bastos, Sónia Ferreira, Francisca Abreu, Ricardo Batista, Florbela Castro, Rodrigo Areias, Iris Soares e Paula Nogueira

SEXTA-FEIRA, 13 DE MARÇO
19h00 | Mesa de debate | «Amália na voz»  – Biblioteca Municipal Raul Brandão
Convidados: Kátia Guerreiro e Filipa Melo

SÁBADO – 14 DE MARÇO
16h00 Mesa de debate | «O lado negro da literatura» – Biblioteca Municipal Raul Brandão
Convidados: Fernando Ribeiro

17h00 Mesa de debate | «São letras ou é poesia» Biblioteca Municipal Raul Brandão
Convidados: Pedro Abrunhosa e Pedro Marques Lopes

Obs: O presente artigo foi editado com alteração de título e sub-título, substituição de imagem de destaque e reposicionamento de imagens em 04032020, 14h00.

Fonte: Município de Guimarães; Imagens: (0) DR, (1, 2, 3) Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.